Pirajuí Rádio Clube FM

Geral

Samu salva idosa de 82 anos que engasgou em restaurante de Bauru

Samu salva idosa de 82 anos que engasgou em restaurante de Bauru

Samu salva idosa de 82 anos que engasgou em restaurante de Bauru
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Bauru salvou a vida de uma idosa de 82 anos que engasgou com um pedaço de frango, nesta segunda-feira (7), em um restaurante na rua Monsenhor Claro, no Centro. Familiares e clientes entraram em desespero ao perceber que a mulher havia parado de respirar. Diversas pessoas ligaram ao mesmo tempo para pedir socorro, mesmo com a equipe já a caminho, informa a instituição.

Segundo o Samu, a vítima apresentava coloração arroxeada e obstrução total das vias aéreas. Ainda havia sinais vitais quando os profissionais iniciaram a manobra de Heimlich (compressão abdominal para desobstrução), mas por pouco ela não entrou em parada cardiorrespiratória, comentaram.

Com a manobra, o alimento foi expelido. A pedido da família, a idosa foi encaminhada a um hospital particular para avaliação médica complementar. Atuaram no atendimento os socorristas Marcelo Paini, Juliana Palhares e Matheus Tosi (que orientou por telefone antes da chegada da equipe), além de Thiago Alavarce e Nilvan Cangussu — os primeiros a chegar —, e a equipe de suporte avançado: Jeferson Nunes, Marcos Aparecido e a médica Alue Furlan.

A Lei Municipal 7.761, de 22 de novembro de 2023, de autoria do vereador Júlio César, dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação de cartazes ilustrativos sobre o método denominado Manobra de Heimlich em todas as instituições de ensino público e privado, e nos estabelecimentos que comercializam alimentos para consumo no local.

Orientação à população

Em situações de engasgo por alimento ou objeto, o Ministério da Saúde recomenda o uso da manobra de Heimlich. A técnica, que pode ser aplicada por qualquer pessoa treinada, varia conforme a faixa etária da vítima:

•    Adultos: aplicar compressões abdominais firmes, com movimento para cima, por trás da pessoa, como no caso ocorrido no restaurante.
•    Crianças maiores de 1 ano: realizar as mesmas compressões abaixo das costelas, com força moderada.
•    Bebês com menos de 1 ano: aplicar 5 batidas nas costas com a criança de cabeça para baixo, seguidas de 5 compressões no tórax.

FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
Comentários:

Veja também