Pirajuí Rádio Clube FM

Regional

Emenda garante 700 endoscopias e reduz fila no HE

O vereador Borgo ao lado da diretora do HE, Deborah Cavalcanti, em publicação na qual anunciou a contratação dos exames

Emenda garante 700 endoscopias e reduz fila no HE
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma emenda de R$ 500 mil costurada pelo vereador Eduardo Borgo (Novo) junto ao deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL) permitirá a contratação de pelo menos 700 endoscopias no âmbito do Hospital Estadual (HE) de Bauru, o que deve reduzir substancialmente a fila de espera por esses exames.

Em vídeo publicado nas redes sociais ao lado da diretora do HE Deborah Maciel Cavalcanti Rosa, o parlamentar afirmou que a medida "é um grande sonho" que agora caminha para ser concretizado.

Os trâmites em torno das contratações dos exames começaram antes mesmo de a emenda chegar, afirmou a diretora do HE no vídeo divulgado por Borgo. "A gente tem pressa, a saúde tem pressa. São pacientes esperam há muito tempo pela endoscopia", disse Deborah.

O Estadual tem hoje cerca de mil pacientes à espera do exame. A estimativa das 700 endoscopias ainda é conservadora, disse Deborah, que mencionou a possibilidade de ampliar a quantidade com o recurso do deputado federal.

A emenda, além disso, seria um recurso adicional frente àquilo que o HE já investe em exames do gênero. "Por ano o HE faz cerca de três mil endoscopias", afirmou a diretora, para depois mencionar que que os recursos costurados pelo vereador significam acréscimo em torno de 30% nas endoscopias realizadas.

"Meu pai passou um período muito difícil e precisou dessas endoscopias. Eu fiz uma promessa que eu me dedicaria nesse sentido", citou Borgo.

REFORÇO

A contratação de novas endoscopias no âmbito do HE é mais um reforço no combate à longa fila de espera por exames que Bauru enfrenta. Em abril, o a Prefeitura de Bauru homologou uma licitação para contratar cerca 14 mil exames que vão de endoscopia à ultrassonografia.

A medida foi anunciada pela prefeita nas redes sociais dois anos após as primeiras tratativas, que começaram na Câmara a partir de uma emenda dos então vereadores Coronel Meira (Novo), Eduardo Borgo (Novo) e Júnior Lokadora (Podemos) ao Orçamento de 2023.

Pelas redes sociais, na época, Suéllen afirmou que a administração também injetou recursos para complementar a emenda dos vereadores e que os exames vão ajudar a reduzir a longa fila de pacientes que esperam pelos procedimentos - o que atinge também as filas registradas no âmbito estadual.

FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
Comentários:

Veja também