Uma tempestade de granizo que atingiu Castro, no Paraná, na manhã de terça-feira (26), danificou 600 casas do município, segundo levantamento da Defesa Civil.
Além das residências, a tempestade causou danos em prédios públicos e no comércio. Ninguém ficou ferido, mas ao menos duas mil pessoas procuram ajuda por causa de prejuízos materiais.
A tempestade durou poucos minutos, mas deixou ruas de vários bairros cobertas por uma camada de gelo.
Uma força-tarefa formada por representantes da prefeitura, Corpo de Bombeiros, Exército e Defesa Civil Municipal foi formada para atender as famílias afetadas, com a ajuda de outras cidades da região.
Há a previsão da chegada de cinco mil telhas na manhã desta quarta-feira (27) para serem distribuídas à população prejudicada.
A Prefeitura de Castro instalou um centro emergencial de distribuição de lonas no estacionamento de um mercado atacadista, no bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Além disso, os moradores que precisam de telhas, madeira e outros tipos de materiais são orientados a procurar o Educandário Manoel Ribas, no Jardim das Araucárias.
As aulas em três escolas municipais foram suspensas na terça e nesta quarta. A Secretaria Municipal de Esporte suspendeu por tempo indeterminado o funcionamento do Centro de Atividades Físicas do município.
Na área rural, as localidades mais atingidas foram as do Passo dos Bois e Tronco.
Além de Castro, cidades como Curitiba, Quatro Barras, Colombo e Telêmaco Borba também tiveram queda de granizo e grande volume de chuva, sem danos.
Comentários: