Um dente “hígido” pode ficar escurecido e isto é frequente em vídeos, reportagens, entrevistas e ao conversar com as pessoas. Algumas nem ligam e convivem com isto, como fosse seu destino.
Um dente escurecido significa que o dente sofreu um traumatismo de intensidade que varia de muito leve até mais grave. O traumatismo lesou a polpa induzindo: 1º) o fechamento do canal com dentina irregular ou 2º) rompeu seu vaso principal no ápice da raiz induzindo sua morte ou necrose por falta de sangue. Dente escurecido tem polpa lesada ou necrosada no interior e precisa de tratamento.
A dentina irregular depositada pela polpa lesada, fecha o canal e se chama displásica por ser malfeita e desorganizada, dando uma tonalidade mais escura ao dente. Este processo se chama Metamorfose ou Metaplasia Cálcica da Polpa.
Ambas, a Metaplasia Cálcica da Polpa e a Necrose Pulpar Asséptica, só tem uma causa que é o traumatismo dentário. A maioria dos pacientes não se lembra das batidas de mãos, braços, trombadas e bolas na prática do esporte, da batida de brinquedos nos dentes como pranchas e patinetes, das garrafas e latas abertas com os dentes, dos instrumentos musicais e microfones que batem na boca, das intubações anestésicas e nem se recorda das brigas e lutas.
O que fazer
O traumatismo dentário mais traiçoeiro é a concussão que são aquelas batidas que levam, no máximo, a uma pequena sensibilidade de poucas horas, sem deslocar ou luxar o dente, voltando rapidamente ao “normal”. Mas a concussão, é suficiente para gerar lesões pulpares parciais ou totais descritas e, ainda pode gerar outras consequências como: trincas do esmalte, anquilose e reabsorções por substituição, reabsorção interna e reabsorção cervical externa.
Pode se deixar quieto, não fazer nada, se a cor escura não incomodar? Não, não pode, pois depois de um ano, em média, as bactérias que correm no sangue no dia a dia, mesmo que por alguns segundos, podem passar pelo dente e se esconderem dentro deste canal alterado. Aí vai ter inflamação na região do ápice radicular, formar pus e até fístula pelo abscesso, ou pode até formar cisto periodontal apical na área.
O ideal é tratamento endodôntico para os dentes escurecidos, fechando o canal e impedindo a colonização por bactérias hematogênicas. Quanto a cor, pode se providenciar um clareamento externo bem conduzido com resultados interessantes. Colocar lentes de contato pode transparecer a cor escura do dente e não ficar bom, mas as jaquetas mais espessas podem gerar bons resultados. Procure seu cirurgião-dentista de confiança e converse sobre qual seria a melhor opção, mas antes ele vai solicitar uma radiografia periapical e tomografia da área.
Tem outros formas que dentes escurecem, mas não são dentes hígidos, são aqueles cariados, restaurados ou ainda com tratamentos endodônticos mais antigos. Nestes casos, o diagnóstico e tratamento são muito específicos para cada caso.
Reflexão final
Dente escurecido revela que sofreu traumatismo dentário e houve severa lesão pulpar que requer diagnóstico e tratamento, apesar de assintomática. Se deixar assim, cedo ou tarde, o organismo vai reagir para se livrar destes tecidos alterados. É importante lembrar que o tratamento ortodôntico, o trauma oclusal e o clareamento dentário, não provocam este tipo de doença na polpa e, quando apontados como causa, isto só serve para complicar a resolução do “enigma” do dente escurecido.
Comentários: