SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS0 - Após a pausa forçada de quase um mês por causa da disputa da Copa do Mundo de Clubes, o Campeonato Brasileiro retorna neste sábado (12) com os elencos reforçados, sob o comando de novos treinadores e despedidas de peso.
Com uma vitória sobre o Chelsea na fase de grupos e eliminado nas oitavas de final pelo Bayern de Munique, o Flamengo volta a campo defendendo a liderança do nacional contra o São Paulo, no Maracanã, às 16h30 (horário de Brasília), mesmo horário de Internacional e Vitória, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
Ainda no sábado, Vasco e Botafogo fazem o clássico carioca da rodada no Mané Garrincha, em Brasília, às 18h30, enquanto o Bahia recebe o Atlético Mineiro na Fonte Nova, em Salvador, às 21h.
O time de Abel Ferreira, eliminado nas quartas pelo Chelsea, volta sem Estevão, eleito três vezes o melhor da partida na Copa, e que seguiu para o algoz inglês em acordo acertado desde meados de 2024.
Com sua saída, o atacante Felipe Anderson, que também atua pela direita, pode ganhar espaço. Anunciado em abril de 2024, ainda não conseguiu emplacar. Na Copa de Clubes, o jogador de 32 anos atuou apenas na estreia contra o Porto, acompanhando o restante da campanha do banco de reservas.
Para a esquerda, com Paulinho fora de ação até o fim da temporada devido a um novo procedimento cirúrgico na canela direita, o Palmeiras anunciou na quarta-feira (9) o paraguaio Ramón Sosa, 25, que estava no Nottingham Forest, da Inglaterra.
Quem também aproveitou a pausa para reforçar o plantel foi o Santos. Chegaram o volante Willian Arão, vindo do Panathinaikos, da Grécia, e o lateral-direito Igor Vinícius, cria da base santista que estava no São Paulo.
A principal aposta do time da Baixada Santista para engrenar no Brasileiro e se afastar da zona de rebaixamento, no entanto, está no retorno de Neymar. Após sofrer com duas lesões musculares na coxa esquerda no primeiro semestre, o atacante aproveitou a pausa no campeonato para aprimorar as condições físicas.
A expectativa da comissão técnica é poder contar com o craque nas partidas do Brasileiro por 90 minutos -até aqui, ele atuou apenas em uma partida completa desde seu retorno, contra a Inter de Limeira. O próximo compromisso é na quarta-feira, contra o Flamengo, na Vila Belmiro.
Apenas uma posição acima do Santos, em 14º na tabela, no São Paulo, a principal novidade estará no banco de reservas, com a reestreia do técnico argentino Hernán Crespo, que chegou para substituir o conterrâneo Luis Zubeldía.
O time perdeu na janela o meia Matheus Alves, que saiu para o CSKA, da Rússia, e o zagueiro Ruan, que não teve renovado o empréstimo pelo Sassuolo, da Itália.
Em situação financeira mais delicada, convivendo com salários atrasados, o Corinthians ainda não conseguiu fechar com novos reforços após ver frustrada as tentativas para repatriar o atacante Biel, do Sporting, e tem se voltado para a manutenção dos principais nomes.
O meia holandês teve uma reunião no dia seguinte com o presidente em exercício do clube, Osmar Stabile, "justificou a ausência e manifestou seu desejo em permanecer", disse o Corinthians em nota.
Entre os times do Rio que disputaram a Copa de Clubes, o Fluminense é o que volta com mais moral dos Estados Unidos.
Na volta para a disputa do Brasileiro, o tricolor das Laranjeiras corre o risco de sofrer uma perda importante. Jhon Arias, eleito o melhor da partida três vezes no mundial, tem ofertas de times da Premier League e pode sair.
Trazendo na bagagem a vitória histórica sobre o PSG, o Botafogo também retorna ao Brasileiro sob novo comando. Com a demissão de Renato Paiva dias após o fim da participação no torneio, o time de General Severiano anunciou na terça-feira (8) Davide Ancelotti, filho de Carlo Ancelotti, da seleção brasileira.
O novo técnico já não poderá contar com o atacante Igor Jesus e o zagueiro Jair, negociados junto ao Nottingham Forest, com a diretoria no mercado em busca de reforços. Luis Guilherme, do West Ham, é um dos nomes que interessa.
Já o Flamengo, que também teve uma perda de peso no elenco, com a saída de Gerson para o Zenit, deve ter em Jorginho, que estreou pelo time nos Estados Unidos, o novo pilar do time no meio de campo.
As negociações frustradas geraram questionamentos de parte da diretoria em relação ao trabalho do diretor de futebol, José Boto, nome de confiança do presidente Luiz Eduardo Baptista. Nomes importantes do elenco, como Pedro e Arrascaeta, também já teriam demonstrado descontentamento com a forma com que o diretor lida com os jogadores no dia a dia.
PRÓXIMA RODADA DO BRASILEIRO
Flamengo x São Paulo
16h30 (de Brasília), no Maracanã
16h30, no Beira-Rio
Vasco x Botafogo
Bahia x Atlético-MG
21h, na Arena Fonte Nova
Corinthians x Bragantino
19h, na Neo Química Arena
20h30, no Mineirão
Fortaleza x Ceará
Segunda-feira (14.jul)
Juventude x Sport
Comentários: