O homem que morreu na noite de quinta-feira (26) em confronto com policiais militares do 13.º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (13.º Baep) no bairro Ferradura Mirim, em Bauru, levou cinco tiros, consta no boletim de ocorrência (BO). Nenhum policial foi ferido durante a operação.
Giovani da Silva Rodrigues tinha 29 anos e, segundo relatos dos PMs, foi responsável por efetuar o primeiro disparo contra a equipe. Ele empunhava um revólver calibre 38 com a mão direita, afirma o BO.
Os policiais revidaram, destaca a ocorrência registrada no plantão policial. O autor caiu no chão com o impacto e os policiais acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) imediatamente para socorrê-lo. Ele já possuía antecedentes criminais.
De acordo com o registro, os policiais foram até o local dos fatos para verificar uma denúncia anônima enviada pelo “Disque Denúncia” de que um suspeito estaria escondido no endereço com armas de fogo e entorpecentes.
Ao chegar na casa, a equipe encontrou um homem e uma mulher sentados na sarjeta. Enquanto o casal era abordado, um indivíduo teria aberto o portão com uma sacola plástica em mãos e observado a movimentação policial, segundo o BO. Nesse momento, o suspeito foi às pressas para dentro do imóvel e atirou o objeto por cima do muro.
Uma PM assistiu à cena e verificou que a sacola havia caído em um corredor vizinho. Ela se dirigiu até o local para recuperar o conteúdo e constatou que havia pinos com entorpecente semelhante à cocaína. Outros policiais presentes seguiram em direção ao desconhecido, que tentava pegar um objeto de dentro de um móvel em um dos cômodos da casa.
A PM relata ter solicitado ao suspeito que se identificasse, o que não foi obedecida. Em seguida, houve a troca de tiros que resultou posteriormente na morte do rapaz. A polícia desarmou o suspeito, acionou os socorros e seguiu com as buscas no interior da casa.
Apreensões
Dentro do imóvel, policiais localizaram 4.113 gramas de maconha, 0,166 gramas de crack, 0,485 gramas de cocaína e um saco com vários eppendorfs [pinos] contendo cocaína, sendo 0,624 gramas.
Por baixo de um colchão encontraram uma espingarda calibre 12 municiada e, dentro de uma gaveta, munições para o revólver. A arma de fogo utilizada pelo agressor estava municiada com cinco cartuchos intactos e um vazio, indicando o disparo. Tanto a espingarda como o revólver estavam com as numerações de identificação raspadas.
A ocorrência foi apresentada no plantão da Polícia Civil, onde foram apreendidas os objetos e entorpecentes.
Comentários: