O senador da Colômbia Miguel Uribe Turbay, 39, morreu após ter sido vítima de um atentado em um comício em Bogotá no dia 7 de junho. A morte foi confirmada nesta segunda-feira (11) por sua mulher em publicação nas redes sociais.
Pré-candidato à Presidência no pleito do próximo ano, o político de direita foi baleado e estava internado em estado grave em um hospital após passar por cirurgias na cabeça e na perna. Desde então, seu estado de saúde oscilou, com uma piora no quadro nos últimos dias.
No dia 11, os médicos chegaram a detectar sinais de melhora, mas, dias depois, o político teve de ser submetido a um procedimento de emergência devido a uma "hemorragia intracerebral aguda". Neste sábado (9), ele havia voltado ao estado grave devido a uma nova hemorragia no sistema nervoso central, segundo a Fundação Santa Fé de Bogotá, onde estava internado.
O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Marco Rubio, lamentou a morte do senador e pediu justiça. "Os Estados Unidos se solidarizam com sua família e o povo colombiano tanto no luto como na demanda por justiça aos responsáveis [pela morte de Uribe]", escreveu no X.
Comentários: