O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu, nesta segunda-feira, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e outros parceiros Trump classificou a reunião como "muito boa" e disse que já prepara uma reunião entre o presidente russo, Vladimir Putin, e Zelensky.
Segundo Trump, as garantias de segurança para a Ucrânia foram discutidas durante a reunião. Mas ele indicou a jornalistas não acreditar na obtenção de um cessar fogo como um pré-requisito necessário para um acordo de paz.
Os dois presidentes responderam às perguntas da imprensa no Salão Oval antes de se reunirem em particular, seis meses depois de seu último encontro no mesmo local terminar em desastre, quando Trump e o vice-presidente JD Vance repreenderam
Zelensky em uma reunião pública. Dessa vez, segundo informações da Reuters, a conversa pareceu mais amena.
Apoio
Zelensky foi apoiado pelos líderes das potências Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Finlândia, além da União Europeia e da Otan, que viajaram a Washington para demonstrar solidariedade à Ucrânia. Após a conversa individual, Trump e Zelensky fizeram uma aparição conjunta com líderes europeus.
O presidente da Ucrânia descreveu a conversa individual como "muito boa" e disse que eles haviam falado sobre a importância das garantias de segurança dos EUA para a Ucrânia.
Comentários: