O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (11) que pode conversar com Luiz Inácio Lula da Silva sobre as novas tarifas contra o Brasil “em algum momento, mas não agora”. A declaração foi dada à repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo, em Washington, dias após o republicano anunciar a taxação de 50% sobre produtos brasileiros.
Apesar do recuo temporário, Lula já indicou que pretende reagir. Em entrevista ao Jornal Nacional, disse estar disposto a negociar, mas afirmou que, caso não haja acordo, o Brasil poderá aplicar medidas semelhantes com base na Lei da Reciprocidade Econômica, além de recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC).
Trump justificou a tarifa citando o que considera uma perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro. “Ele está sendo tratado de forma muito injusta. É um homem honesto”, declarou. Lula respondeu que o Brasil é soberano e não aceita interferência externa nas decisões da Justiça. Segundo o presidente brasileiro, “não há explicação econômica plausível” para a medida, já que os EUA têm superávit na balança comercial com o Brasil há 15 anos.
FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
Comentários: