Pirajuí Rádio Clube FM

Saúde

Substância de esmalte em gel é proibido por ser tóxica; entenda

A classificação do ingrediente como “cancerígeno, mutagênico ou tóxico para a reprodução” pelos reguladores

Substância de esmalte em gel é proibido por ser tóxica; entenda
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O óxido de trimetilbenzoil difenilfosfina (TPO), um ingrediente químico presente em muitos esmaltes em gel, foi proibido em produtos cosméticos na maior parte da Europa. A medida, imposta por reguladores da União Europeia (UE), classifica a substância como potencialmente tóxica para humanos. A restrição entrou em vigor em 1º de setembro.

O TPO é utilizado na formulação dos esmaltes em gel como um fotoiniciador, uma substância que reage à luz ultravioleta (UV) para ajudar a secar e fixar o produto nas unhas. Apesar de sua função técnica, a sua presença levantou preocupações sanitárias. A classificação do ingrediente como “cancerígeno, mutagênico ou tóxico para a reprodução” pelos reguladores europeus motivou a proibição.

As preocupações sobre a substância surgiram principalmente de pesquisas iniciais com animais, que associaram a exposição ao TPO a problemas de fertilidade e possíveis danos aos órgãos reprodutivos. Embora a extensão da ameaça à saúde humana, nos níveis de exposição atuais, ainda não esteja clara, as autoridades da UE optaram por adotar uma abordagem preventiva.

Com a nova regulamentação, distribuidores na União Europeia estão proibidos de comercializar produtos que contenham TPO. Salões de beleza e consumidores também foram orientados a adotar medidas para descontinuar o uso de esmaltes com a substância.

No Brasil, o uso do TPO não tem restrições. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não se pronunciou sobre o tema, mas a proibição na Europa pode levar a novas pesquisas e discussões sobre a segurança dos ingredientes usados em esmaltes em gel no país.

FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
Comentários:

Veja também