Pirajuí Rádio Clube FM

Regional

Região ganha dois novos radares em rodovias estaduais nesta terça

Equipamentos passam a operar na SP-304, em Itaju, e na SP-191, em Botucatu

Região ganha dois novos radares em rodovias estaduais nesta terça
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), colocará em funcionamento 33 radares de fiscalização eletrônica em trechos estratégicos de rodovias estaduais paulistas a partir de 0h desta terça-feira (7). Na região, serão dois novos equipamentos. A rodovia Deputado Leônidas Pacheco Ferreira (SP-304) contará com radar no km 341,670, nas pistas leste e oeste, em Itaju, com limite de velocidade de 40 km/h. O outro aparelho entra em operação na rodovia Geraldo de Barros (SP-191), no km 180,860, também nas pistas leste e oeste, em Botucatu, com limite de velocidade de 80 km/h.

Com isso, o total de radares ativos nas rodovias não concedidas chega a 335 (a lista completa com a localização dos pontos de fiscalização está disponível no site do DER-SP). A medida tem o objetivo de reforçar a segurança viária, ampliar a prevenção de acidentes e contribuir para salvar vidas, com radares instalados em trechos estratégicos e devidamente sinalizados com o limite de velocidade permitido.

Com a ativação, motoristas que trafegarem acima da velocidade máxima permitida passam a ser autuados, em uma ação que busca reduzir ao máximo o número de acidentes nas estradas paulistas. "A instalação de radares reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a segurança nas rodovias e a meta de reduzir acidentes a zero", afirma o presidente do DER-SP, Sergio Codelo.

Os equipamentos fazem parte do contrato firmado a partir do Edital nº 145/2023, que prevê implantação de 649 radares em pontos estratégicos dos mais de 12 mil quilômetros de rodovias estaduais não concedidas. A escolha de cada ponto resulta de mapeamento técnico que considera fatores como histórico de acidentes, excesso de velocidade, características geométricas da via, pontos críticos e áreas com travessia de fauna.

Os demais radares previstos seguem em fase de implantação, passando por testes e homologação antes de entrarem em operação. O início efetivo da fiscalização será amplamente divulgado pelos canais oficiais do Governo, pela imprensa e no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
Comentários:

Veja também