A Polícia Civil apreendeu quatro toneladas de suplementos falsificados em um depósito em Americana (SP), que vendia whey protein e creatina pela internet.
Os produtos falsificados foram encontrados em um depósito na Vila Rehder, na tarde de segunda-feira (1º). O local, segundo nota oficial da SSP-SP, comercializava produtos de forma irregular e funcionava sem registro sanitário, com insumos a granel reembalados com rótulos e lacres falsos.
Uma mulher de 24 anos foi presa em flagrante e uma adolescente foi apreendida. Ambas foram levadas à Delegacia de Investigações Gerais da cidade, onde a jovem prestou depoimento e foi liberada. Segundo a SSP-SP, o caso foi registrado como crime contra as relações de consumo e falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.
Segundo prefeitura de Americana, na abordagem da vigilância sanitária foram constatadas diversas infrações. "Estrutura física precária, com falta de higiene e condições de salubridade; fracionamento de produtos inadequados, com falta de higiene; ausência de padrões de qualidade e segurança dos produtos; ausência de licença sanitária; ausência de responsável técnico; e ausência de notificação de regularidade junto à Anvisa", explicou a prefeitura.
As quatro toneladas de suplementos alimentares apreendidas serão inutilizadas. Segundo a prefeitura, o material será encaminhado ao aterro sanitário.
A operação contou com apoio da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da perícia técnica, que avaliaram a composição e a rotulagem dos suplementos. Os produtos usavam o CNPJ de uma empresa suspensa pela agência e seriam vendidos em grandes sites de comércio eletrônico.
Comentários: