Com um gol e uma assistência, Pedro brilhou e foi o grande destaque na vitória do Flamengo por 3 a 0 no clássico com o Botafogo, no Nilton Santos (RJ). O resultado manteve o Rubro-Negro na cola do líder Palmeiras, que goleou o Red Bull Bragantino e segue com três pontos de vantagem.
Luiz Araújo fez o segundo, e Plata fechou o caixão para o Flamengo.
Em jogo que promete parar o Brasil, o Flamengo enfrenta justamente o Alviverde neste domingo, às 16h, no Maracanã, para tentar igualar em pontos com o adversário paulista.
Arthur Cabral ouviu vaias ao ser substituído aos oito minutos do segundo tempo por Chris Ramos. Minutos antes, ele havia perdido uma boa chance após cruzamento.
O volante Erick Pulgar retornou aos gramados após três meses e meio. O chileno sofreu uma lesão no pé direito nas oitavas de final do Mundial de Clubes, contra o Bayern de Munique, e precisou passar por cirurgia. Ele entrou no segundo tempo no lugar de Evertton Araújo.
Antes de a bola rolar, os torcedores alvinegros exibiram um mosaico 3D com as mascotes dos dois clubes e três frases provocativas: "Tomei de 4 e pedi Fair Play"; "O atraso do futebol brasileiro" e "Por que não voltar o futebol? Mais um dia com milhares de mortes por Covid-19". Esta última foi em alusão ao movimento que o Flamengo fez para a retomada do futebol no período da pandemia.
Em boletim divulgado à imprensa, o Flamengo justificou o veto a De la Cruz por conta do campo do Nilton Santos: "Em virtude do gramado sintético do Estádio Nilton Santos, o meia foi vetado da partida desta quarta-feira". Além do uruguaio, também foram vetados pelo departamento médico Allan e Saúl, ambos com dores no pé esquerdo.
O jogo
O primeiro tempo teve como tônica um Flamengo tentando ter a posse e o controle da partida, enquanto o Botafogo buscava explorar os espaços pelas laterais. Foi assim, por exemplo, que o Alvinegro chegou com mais perigo, em bolas cruzadas.
No segundo tempo, as mexidas das duas equipes trouxeram o desequilíbrio, e quem levou a melhor foi o Flamengo do técnico Filipe Luís. O time se tornou mais ágil, enquanto o Botafogo tinha dificuldade na criação das jogadas e não conseguia marcar Pedro. O atacante deu uma linda assistência para Luiz Araújo fazer o segundo e, em seguida, o Alvinegro sentiu o baque. O Rubro-Negro fez o terceiro e poderia ter feito até mais. O 3 a 0 saiu barato para o Glorioso.
Gols
Gol do Flamengo! - Aos 39 minutos do primeiro tempo, Arrascaeta recebeu de costas, girou e conduziu pelo meio. Ele achou Pedro, que dominou e bateu no canto esquerdo do goleiro Léo Linck, abrindo o placar para o Rubro-Negro.
Plata amplia - Aos 34, Carrascal pressionou Cuiabano, recuperou a bola e cruzou. Plata, bem posicionado, cabeceou, a bola bateu na trave e entrou.
Comentários: