Pirajuí Rádio Clube FM

Geral

Os hormônios e seus efeitos na pele

Conheça os hormônios que influenciam diretamente a pele

Os hormônios e seus efeitos na pele
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na adolescência, os hormônios em ebulição afetam a pele, muitas vezes aumentando a oleosidade e causando acne. Na fase da menopausa, a falta de hormônios faz com que a pele fique com menos colágeno e maior tendência a rugas. Se estressamos além da conta, a pele também sente — por conta do cortisol.

Pois é, os hormônios são uma influência direta na pele não importa nossa idade e, na coluna de hoje, você entende mais detalhes do assunto!

Conheça os hormônios que influenciam diretamente a pele

1. Estrogênio

O estrogênio exerce um papel fundamental na saúde da pele, influenciando sua espessura, elasticidade, hidratação e cicatrização. Durante a juventude e a fase reprodutiva da mulher, níveis adequados de estrogênio promovem uma pele mais firme, hidratada e com boa regeneração celular, estimulando a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico.

Quando há deficiência de estrogênio, como ocorre na menopausa, a pele tende a ficar mais fina, seca e flácida. A redução do colágeno pode causar rugas mais profundas e perda de elasticidade, enquanto a menor vascularização prejudica a cicatrização.

Já o excesso de estrogênio pode causar aumento da oleosidade da pele e, em alguns casos, contribuir para o surgimento de acne ou hiperpigmentações.

2. Progesterona

A progesterona regula a produção de óleo pelas glândulas sebáceas, mantendo a pele equilibrada e protegida contra ressecamento. Durante o ciclo menstrual, níveis adequados de progesterona podem ajudar a reduzir a inflamação e promover uma barreira cutânea saudável.

3. Testosterona

A testosterona tem um impacto direto na pele, principalmente por estimular as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo. Níveis normais de testosterona mantêm a pele hidratada e protegida, mas o excesso desse hormônio pode levar ao aumento da oleosidade, favorecendo o surgimento de acne e inflamações.

A testosterona também se relaciona a aumento de pelos. Se mulheres têm níveis elevados deste hormônio, isso pode acontecer.

4. Hormônios da tireoide

Os hormônios da tireoide, como a tiroxina (T4) e a triiodotironina (T3), ajudam a manter a renovação celular saudável, promovendo uma pele macia, hidratada e com bom aspecto. Isso, claro, quando em níveis adequados.

5. Cortisol

No excesso de cortisol, como em situações de estresse crônico ou uso prolongado de corticoides, a pele pode ficar fina, frágil e com maior propensão a manchas e estrias. O excesso desse hormônio também pode prejudicar a cicatrização, aumentar a oleosidade e favorecer o surgimento de acne.

 

A insulina é um hormônio chave no metabolismo e também impacta a pele, principalmente ao regular o crescimento celular e o equilíbrio energético.

No excesso de insulina, comum em resistência à insulina e diabetes tipo 2, há aumento da produção de óleo pelas glândulas sebáceas, o que pode causar acne e inflamações. Na ausência ou deficiência significativa de insulina, como no diabetes tipo 1, a pele tende a ficar seca, propensa a infecções, feridas de difícil cicatrização e maior vulnerabilidade a problemas como úlceras.

Mantenha consultas médicas e exames regulares. Além disso, fale com seu médico se sentir qualquer tipo de mudança na pele - pode ter a ver com alterações hormonais.

No mais, busque um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, boas noites de sono, prática de atividade física e controle dos níveis de estresse.

FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
Comentários:

Veja também