Pirajuí Rádio Clube FM

Economia

Óleo e azeite caem pelo 4º mês seguido, dizem supermercadistas

Felipe Queiroz é economista-chefe da Apas

Óleo e azeite caem pelo 4º mês seguido, dizem supermercadistas
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O preço da categoria dos óleos recuou pelo quarto mês seguidos aos consumidores de São Paulo, de acordo com levantamento da Associação Paulista de Supermercados (Apas). A queda em maio foi de -1,77%.

O óleo de soja, principal produto da categoria, vem apresentando redução nos preços desde janeiro deste ano. Em maio, a queda foi de -2,22%. Em 2025, caiu -9,89%.

Já o azeite de oliva também contribuiu para a trajetória de queda da categoria. Em maio, a redução do preço do produto foi de -2,52%. O recuo já vinha sendo registrado em fevereiro (-1,01%), março (-1,26%) e abril (-2,34%).

Economista-chefe da Apas, Felipe Queiroz explica que o azeite é um dos produtos que mais tem sofrido influência de alterações climáticas, como o calor excessivo na Europa, principal região produtora do mundo. "A produção espanhola caiu quase 50% em 2022 e 2023, e isso acarretou no disparo do preço internacional. Desde o fim de 2024, estamos entrando em um novo ciclo, e a expectativa é que o preço do azeite continue reduzindo num patamar ainda maior, em função da retomada da produção europeia de azeite", afirma ele.

No acúmulo dos últimos 12 meses, a categoria ainda registra alta de 13,59% nos supermercados paulistas.

FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
Comentários:

Veja também