O Hospital das Clínicas (HC) de Bauru registrou, no primeiro semestre deste ano, 3.542 internações, 3.740 cirurgias, 67,6 mil atendimentos ambulatoriais em 30 especialidades e 6.958 exames de imagem. Atualmente, 70% dos pacientes são de Bauru e 30% de cidades da região.
Quem obteve essas informações foi a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Júnior Rodrigues (PSD), que realizou visita técnica à unidade na última quarta-feira (3). Segundo ele, os investimentos em andamento devem ampliar de forma significativa a capacidade de atendimento.
A primeira etapa de obras, no valor de R$ 30 milhões, inclui a entrada em funcionamento da hemodiálise, que eliminou a fila de pacientes, a ativação do setor de ressonância e a entrega de um novo centro cirúrgico, que passará de seis para 15 salas. A expectativa é que o número de cirurgias suba da média de 600 para 2 mil por mês.
Outro desafio apontado pela direção do hospital e pela Faculdade de Medicina de Bauru da USP é a fixação de médicos na cidade. A instituição já formou três turmas e aguarda credenciamento de 11 programas de residência médica junto ao Ministério da Educação e ao Ministério da Saúde, o que permitirá solicitar recursos para custeio das bolsas e garantir mão de obra especializada.
Participaram da visita, além de Rodrigues, os vereadores Sandro Bussola (MDB) e Lokadora (PP), membros da comissão, e o secretário municipal de Saúde, Márcio Cidade.
Comentários: