Agora, imagine essa situação: você está em sua casa dormindo e percebe que os cachorros começam a latir, então você levanta, vai até o interruptor para ligar a luz para ver o que está acontecendo e, então, percebe que está tudo escuro.
Imagine, agora, uma outra situação: você está de férias ou então quer aproveitar um feriado ou final de semana e decide viajar com os seus familiares.
Ao retornar percebe que a luz da varanda que você deixou acesa, está apagada. Preocupada vai até a sala, liga o interruptor e... nada; escuridão total. Além disso, o portão elétrico da garagem também não funciona.
Foi assim que dois moradores da área central de Pirajuí descobriram que os fios de energia de suas casas foram roubados.
Os dois furtos de fiação mais recentes na cidade aconteceram nas ruas Voluntário Benedito Pimenta e na Rua Riachuelo, justamente quando os moradores não se encontravam em suas casas, pois estavam viajando. Ao retornarem à noite, perceberam o furto.
Os furtos de fiação em residências e outros locais têm sido um problema, levando à interrupção do fornecimento de energia e a prejuízos. A situação é agravada pela venda do material para reciclagem já que ladrões retiram o cobre que há na fiação para vendê-lo de forma ilegal para receptores.
Mas os ladrões de fios e cabos elétricos devem ficar atentos porque para combater essa prática, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que aumenta a pena pelo furto ou roubo de cabos, fios e equipamentos relacionados à geração de energia elétrica e telecomunicações.
Para o roubo desses bens, a pena de reclusão de 4 a 10 anos será aumentada de 1/3 à metade. Em caso de furto, é preciso registrar um Boletim de Ocorrência e contatar a CPFL imediatamente.
FONTE/CRÉDITOS: Porajuí Rádio Clube 90.1
Comentários: