Pirajuí Rádio Clube FM

Mundo

Estilista italiano Giorgio Armani morre em casa, aos 91 anos

Dono da marca homônima marcou o mundo da moda; ele teria morrido acompanhado da família

Estilista italiano Giorgio Armani morre em casa, aos 91 anos
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O mundo da moda se despede de uma verdadeira lenda: Giorgio Armani faleceu aos 91 anos em sua mansão, em Milão, anunciou o grupo que leva seu nome. A confirmação veio em um comunicado emocionado do Armani Group:

“Com imensa tristeza, o Grupo Armani anuncia o falecimento de seu criador, fundador e incansável força motriz,” afirmou a marca.

Uma trajetória que mudou o estilo global

Armani nasceu em 1934, em Piacenza, Itália, e inicialmente planejou seguir carreira na medicina. Após servir no exército e atuar como vitrinista e vendedor na La Rinascente, iniciou sua carreira na moda nos anos 1960, trabalhando para Nino Cerruti.

Depois de fundar sua marca em 1975, desenvolveu um estilo próprio, com cortes desconstruídos, uma paleta neutra e a revolucionária "roupa de poder" feminina,mesclando o rigor masculino com elegância refinada.

O sucesso mundial veio com o figurino de American Gigolo (1980), estrelado por Richard Gere, e com o poder do “tuxedo out of suit”, que já aparecia também em séries como Miami Vice.

Um império além da moda

Armani não se limitou a roupas. Sob sua liderança, o império Armani expandiu-se para diversos setores:

  • linhas acessíveis como Emporio Armani, Armani Exchange e Armani Beauty;
  • alta-costura com a Armani Prive (lançada em 2005);
  • hotéis, cafés, móveis (Armani/Casa), perfumes, e até arranjos florais exclusivos (Armani/Fiori).

Era dono único da empresa, mantendo controle total sobre sua direção criativa e mantendo o legado como uma marca independente

Reconhecimento e planos sucessórios

Em sua carreira, recebeu honrarias como doutorado honorário do Royal College of Art, a Legião de Honra da França e prêmios de longa carreira no mundo da moda

Em 2025, mesmo com questões de saúde, Armani defendia uma transição tranquila de sua liderança, planejando sucessão com colaboradores de confiança e familiares, incluindo Leo Dell’Orco e sua sobrinha Silvana Armani.

Giorgio Armani transformou a moda com sua sofisticação discreta, elevando a estética italiana ao status de ícone global. Seu trabalho permanece como símbolo de elegância atemporal e pioneirismo.

FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
Comentários:

Veja também