A portuguesa Mota-Engil levou, na B3, a concessão do primeiro túnel submerso do Brasil, que ligará Santos ao Guarujá, no litoral paulista. O contrato é de 30 anos e prevê investimento estimado em R$ 6,8 bilhões. A Acciona (Espanha) também participou da disputa.
Pela parceria entre governos federal e paulista com a iniciativa privada, a obra terá 1,5 km (cerca de 870 m imersos) e deve ser concluída até 2030. O túnel vai conectar Outeirinhos/Macuco (Santos) ao bairro Vicente de Carvalho (Guarujá), com faixas para carros, ônibus, caminhões, bicicletas e pedestres — alternativa às balsas usadas por quase 80 mil pessoas por dia.
A opção pelo modelo imerso (módulos pré-moldados de concreto afundados e encaixados no leito) leva em conta o solo macio do estuário e o intenso tráfego de navios, além de restrições da Base Aérea de Santos que inviabilizam uma ponte. O projeto, discutido há quase um século, tende a ser a maior obra do PAC em andamento no estado.
*Com informações do G1
FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
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