Pirajuí Rádio Clube FM

Mundo

Conclave: Quem vai eleger o próximo papa?

Pela primeira vez, países como Haiti, Tonga, Timor Leste, Papua-Nova Guiné e Mianmar terão cardeais nativos participando de um Conclave.

Conclave: Quem vai eleger o próximo papa?
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Conclave marcado para 7 de maio será o mais diverso da história recente da Igreja Católica. Dos 135 cardeais com direito a voto na eleição do novo Papa, 108 foram nomeados pelo Papa Francisco, refletindo sua decisão de descentralizar o poder e dar maior espaço às chamadas "periferias" da Igreja. Apenas 22 foram criados por Bento XVI e cinco por João Paulo II.

Os cardeais eleitores vêm de 71 países e cinco continentes, com destaque para uma presença cada vez menor da Europa, embora o continente ainda concentre o maior número individual de eleitores (53), 19 deles da Itália. O restante se divide entre 37 das Américas, 23 da Ásia, 18 da África e 4 da Oceania.

Pela primeira vez, países como Haiti, Tonga, Timor Leste, Papua-Nova Guiné e Mianmar terão cardeais nativos participando de um Conclave. Essa ampliação do colégio eleitoral confirma a mudança de eixo da Igreja Católica rumo ao Sul Global, reforçada durante os 12 anos de pontificado de Francisco.

O cardeal mais jovem é Mikola Bychok, nascido na Ucrânia e bispo na Austrália, com 45 anos. O mais velho entre os eleitores é o espanhol Carlos Osoro Sierra, de 79. A faixa etária predominante é de cardeais nascidos nas décadas de 1940 e 1950.

Entre os 133 cardeais confirmados para a eleição -- dois não participarão por motivos de saúde — há 33 membros de ordens religiosas, como jesuítas, salesianos, franciscanos e dominicanos.

Embora o perfil geográfico não determine por si só quem será o próximo Papa, a diversidade do Colégio de Cardeais pode influenciar os rumos da Igreja em uma era marcada por desafios globais e pela busca por representatividade.

*Com informações do Vaticano News

FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
Comentários:

Veja também