Uma cirurgia de laqueadura numa clínica privada de Neuquén, na Argentina, resultou numa série de complicações graves para Alison Calfunao, de 30 anos. A paciente sofreu duas paradas cardíacas durante o procedimento, foi transferida para unidades de maior complexidade e precisou amputar uma perna e receber transplante de coração. A informação é do Clarín.
A operação foi realizada em 9 de junho, na clínica San Lucas. Segundo a família, Alison estava saudável e havia levado exames cardíacos recentes para a internação. Após as complicações, ela foi conectada à máquina de suporte à vida e transferida para Buenos Aires, onde passou pela cirurgia cardíaca em caráter de urgência no Hospital Italiano, no dia 17. Ela continua em recuperação física e emocional.
Durante o agravamento do quadro, uma infecção e trombose no pé levaram à amputação da perna acima do joelho -- condição exigida para que fosse incluída na lista de transplantes emergenciais na Argentina.
A família acusa a clínica de negligência e formalizou denúncia por possível erro médico ao Ministério Público de Neuquén. “Ela entrou andando e com exames normais. Saiu sem uma perna e com o coração transplantado. Queremos respostas”, disse Carina Calfunao, mãe da paciente. O caso está sob investigação e a Promotoria já solicitou os prontuários médicos de todos os hospitais envolvidos.
Comentários: