Pirajuí Rádio Clube FM

Mundo

Chinesa de 12 anos rouba os holofotes no Mundial de natação

Yu Zidi, 12 anos, chamou a atenção do mundo da natação ao ficar em quarto lugar e quase beliscar um pódio na final dos 200 metros medley, na segunda

Chinesa de 12 anos rouba os holofotes no Mundial de natação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em meio a quebra de recordes e campeões olímpicos empilhando medalhas, uma pré-adolescente chinesa tem roubado os holofotes durante o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, disputado em Singapura.

Yu Zidi, de apenas 12 anos, chamou a atenção do mundo da natação ao ficar em quarto lugar e quase beliscar um pódio na final dos 200 metros medley, na segunda-feira (28).

Em sua primeira participação em um torneio da elite mundial da modalidade, ela terminou a prova com o tempo de 2min09s21s, ficando a apenas 0,06 segundo da terceira colocada, a canadense Mary-Sophie Harvey.

O ouro foi da canadense tricampeã olímpica Summer McIntosh (2min06s69), que já havia ficado em primeiro lugar nos 400 metros livre, com a prata para a americana Alex Walsh (2min08s58).

Yu Zidi ainda volta às piscinas para a disputa dos 200 metros borboleta e 400 metros medley, nesta quinta-feira (31) e no domingo (3), respectivamente. E com chances reais de medalha.

No torneio nacional da China disputado em maio, nadando com uma touca adornada com o desenho preto e branco de um cachorro, ela ficou com o ouro nos 200 metros borboleta, com o tempo de 2min06s83. O desempenho garantiria o lugar mais alto no pódio no Mundial de 2024.

Ela também ficou com o ouro nos 400 metros medley no campeonato chinês, com quase dois segundos de vantagem para a segunda colocada. O tempo de 4min35s53 garantiria o quarto lugar nos Jogos de Paris.

Além disso, Yu Zidi ficou com a prata nos 200 metros medley no torneio nacional, com o tempo de 2min10s63, estabelecendo a melhor marca para a distância na sua idade, independentemente do gênero.

"Vou tentar subir ao pódio. Mas sinto que isso é provavelmente impossível. Ainda assim, quero tentar. Fiquei a um passo hoje [segunda-feira], então vou continuar trabalhando duro", disse Yu à emissora CCTV.

O desempenho destacado despertou a atenção das adversárias, que teceram uma série de elogios à nova prodígio da natação.

"Ela é obviamente fenomenalmente talentosa em uma idade tão jovem, e acho que será interessante ver como ela aproveita esta competição e a traduz em futuras provas", disse Alex Walsh.

"Era verão, fazia muito calor, então fui a um parque aquático com meu pai", contou a jovem nadadora à agência de notícias Xinhua. "Ia às piscinas para me refrescar (...) E então um treinador me viu."

Sua vida agora se divide entre as aulas escolares e os treinos, ao mesmo tempo em que vai ganhando notoriedade pública em seu país, sendo apelidada de "menina de aço" pela mídia local.

FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
Comentários:

Veja também