Um vídeo gravado durante evento na Universidade Utah Valley, nos Estados Unidos, mostra o ativista conservador Charlie Kirk afirmando que “algumas mortes valem a pena para manter nossas leis de armas”, momentos antes de ser atingido por um disparo nesta quarta-feira (10). Pouco depois da fala, um estalo é ouvido e Kirk cai da cadeira enquanto discursava sob uma tenda para centenas de pessoas. A multidão entra em pânico e corre do local.
A morte do dirigente de 31 anos foi confirmada em seguida. Fundador da organização estudantil conservadora Turning Point USA e aliado próximo do ex-presidente Donald Trump, Kirk era uma das figuras mais influentes da direita americana. Ele deixa a esposa, Erika, e dois filhos.
Trump lamentou a perda em suas redes, chamando Kirk de “lendário” e dizendo que ele era “amado e admirado por todos, especialmente por mim”.
Kirk, conhecido por mobilizar multidões em campi universitários, desempenhou papel crucial no engajamento de jovens durante a última campanha de Trump, consolidando-se como uma das vozes mais ativas do conservadorismo americano.
Comentários: