Pirajuí Rádio Clube FM

Regional

Botucatu é um dos 3 centros que detectam metanol no corpo em 1 h

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu informou que não registrou nenhum caso confirmado ou suspeito de intoxicação por metanol

Botucatu é um dos 3 centros que detectam metanol no corpo em 1 h
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Botucatu - O governo de São Paulo informou, na noite desta quinta-feira (2), que Botucatu (100 quilômetros de Bauru) abriga um dos três laboratórios do estado que detectam a presença de metanol em amostras de sangue e de urina, com resultados divulgados em até 1 hora. Os outros dois ficam em Campinas e Ribeirão Preto. Até as 20h desta quinta, balanço da Secretaria de Estado da Saúde apontava a existência de 11 casos confirmados de intoxicação por metanol em São Paulo, sendo um deles fatal, de um morador da Capital. Os casos em investigação chegaram a 41 hoje.

Em nota, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp (HCFMB) esclareceu que, até a noite desta quinta, não havia registrado nenhum caso confirmado ou suspeito de intoxicação por metanol. "O HCFMB reforça que permanece em alerta e preparado para a assistência em casos de intoxicação por metanol, além de ser um dos três centros de referência do Estado de São Paulo habilitados para realização de análises laboratoriais em casos suspeitos", diz.

O governo de SP criou uma força-tarefa contra a venda e adulteração de bebidas por metanol e avançou nas ações de fiscalização, com um total de nove estabelecimentos interditados. As operações são realizadas em conjunto pelas secretarias estaduais da Saúde, Segurança Pública, Fazenda e Justiça, com caráter cautelar. As equipes verificam bares, adegas e distribuidoras em diferentes municípios, analisam a documentação e recolhem bebidas suspeitas para análise.

Denúncias sobre possíveis irregularidades e suspeitas a respeito de bebidas adulteradas podem ser enviadas pelo Disque Denúncia 181 ou pelo site da Polícia Civil de São Paulo, que é o www.webdenuncia.sp.gov.br/cidadao/crime-acontecendo. O Procon também recebe denúncias pelo Disk 151 e pelo site www.procon.sp.gov.br. O órgão de defesa do consumidor ganhou um atalho no site para as denúncias relacionadas aos casos.

Recomendações aos consumidores

O governo paulista alerta que a intoxicação por metanol é grave e pode levar à cegueira permanente e até a óbito. "O metanol pode estar presente em bebidas alcoólicas clandestinas e adulteradas, além de produtos como combustíveis, solventes e líquidos de limpeza. As unidades de saúde do estado estão preparadas para lidar com a situação", declara, em nota.

A Secretaria de Saúde recomenda que o paciente com quadro incomum após ingerir bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato e fazer exames laboratoriais e avaliação oftalmológica. Os sintomas de alerta são dores abdominais intensas, tontura e confusão mental. O socorro em até 6h após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento.

FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
Comentários:

Veja também