Uma bezerra com duas cabeças, quatro patas e cauda bifurcada chamou atenção de moradores da zona rural de São Miguel do Guaporé (RO). O animal nasceu com uma rara anomalia congênita e não resistiu ao parto, tendo morrido ainda durante a gestação, informou o Metrópoles.
O parto foi feito na manhã da última sexta-feira (25) e exigiu intervenção de um médico veterinário, já que a vaca apresentava dificuldades para dar à luz desde a madrugada. Lucas Thaler, que também é pecuarista, acompanhou o parto distócico — quando há impedimento natural para a saída do filhote — e relatou o grande esforço necessário.
Segundo o veterinário, a malformação teria origem em um processo incompleto de divisão do embrião. “Era um caso de gêmeos univitelinos, quando o embrião se divide e dá origem a dois indivíduos geneticamente idênticos, compartilhando a mesma placenta. Porém, essa separação não se completou”, explicou ao portal.
Lucas afirmou que já houve registros no Brasil de bezerros com essa condição que sobreviveram por alguns dias, mas acabam não resistindo. Neste caso, a bezerra morreu antes mesmo de nascer.
A vaca, por outro lado, passa bem. Caso dê sinais de dor ou inflamação, poderá receber antibióticos e anti-inflamatórios. Lucas ressaltou que partos difíceis são comuns na pecuária, mas este se destacou pela deformidade.
Comentários: