Depois de um fim de semana de calor sufocante, São Paulo começa a semana em alerta máximo. A Defesa Civil confirmou a criação de um gabinete de crise para monitorar os impactos da virada brusca no tempo, que deve trazer tempestades fortes nesta segunda-feira (22).
Segunda-feira de instabilidade
O fenômeno meteorológico previsto pode causar chuvas intensas, rajadas de vento, alta frequência de raios e até granizo em várias regiões do estado. O risco é maior no Vale do Ribeira, Itapeva, Baixada Santista, Litoral Norte, Região Metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba.
Além da chuva, o mar deve ficar agitado, com risco de ressaca no litoral.
Terça-feira de frio
Amanhã (23), a instabilidade diminui, mas o frio chega com força. As mínimas podem cair para 12°C na Serra da Mantiqueira e em Itapeva, 13°C em Presidente Prudente e Marília, e 15°C no Vale do Paraíba.
Na capital paulista, a previsão é de mínima de 13°C e máxima de 26°C, um contraste brusco com os 35°C registrados no domingo.
Orientações da Defesa Civil
- Evitar atividades no mar por conta da agitação marítima.
- Reforçar estruturas e observar objetos soltos que possam ser arremessados pelo vento.
- Redobrar a atenção em locais com risco de queda de árvores e destelhamentos.
- Cautela em áreas abertas devido ao risco de descargas elétricas.
A recomendação é que a população acompanhe os avisos oficiais e se prepare para os próximos dias, que devem marcar a transição do calor extremo para o frio intenso em menos de 48 horas.
Comentários: