O presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), cardeal Jaime Spengler, esteve na cidade de Fátima, em Portugal, como peregrino de esperança e presidiu a celebração da Peregrinação Internacional nessa segunda-feira (12), que reuniu milhares de devotos.
Ao final da tarde, antes da celebração da palavra da noite, o presidente das celebrações elogiou o mistério, o encanto, a reverência e o silêncio que observa no Santuário de Fátima.
O cardeal brasileiro ainda apelou à paz mundial e à proximidade entre os povos. Ele disse que a humanidade vive “tempos delicados, tensos”, que se alimentam do “medo”.
“Tempos em que, talvez, alguns só pensam em si. Tempos de autoritarismos, de vários matizes. Tempos de fundamentalismos que não promovem a vida. Tempos em que a casa comum clama por cuidado. Tempos, tempo carente de abertura para o outro e abertura para a solidariedade. Tempo carente de esperança”, disse o presidente da CNBB na missa conclusiva da peregrinação internacional do 13 de maio.
O católico pediu aos milhares de peregrinos que enfrentaram a chuva, na Cova da Iria, oração por um “um coração bom, capaz de acolher sempre e de novo”, à imagem de Jesus, por intercessão da Virgem Maria.
“Não tenhas medo! Hoje nós vivemos numa sociedade marcada pelo medo: medo de guerras, medo de migrantes, medo de não conseguir levar a termo a vida assumida, medo de cair doente, medo de morrer, medo uns dos outros”, advertiu.
Comentários: