Enchentes inesperadas ao longo do rio Guadalupe, no Texas (EUA), deixaram até agora 24 mortos, incluindo crianças, e 23 adolescentes desaparecidas após tempestades que atingiram a região na madrugada de sexta-feira (4). As jovens participavam de um acampamento de verão, que chegou a reunir mais de 700 participantes.
Equipes de resgate conseguiram retirar com vida pelo menos 237 pessoas. As buscas envolvem cerca de 400 profissionais, com apoio de 14 helicópteros e 12 drones, mas continuam sem sucesso na localização das desaparecidas.
O condado de Kerr, na região de San Antonio, declarou estado de emergência. Segundo Dalton Rice, administrador local, as tempestades ocorreram repentinamente, sem chance de emitir alertas antecipados: “Nem o radar detectou a rapidez da enchente, em menos de duas horas ocorreu o transbordamento”.
O rio Guadalupe subiu cerca de oito metros em apenas 45 minutos, invadindo acampamentos, estradas e comunidades ribeirinhas. As estradas estão bloqueadas e o Camp Mystic, voltado a meninas, ainda está sem energia, água e sinal de internet.
Moradores permanecem isolados enquanto a chuva continua intensa na região. O trabalho das equipes de resgate está em andamento, mas as condições climáticas desfavoráveis têm dificultado o acesso a muitas áreas afetadas.
*Com informações do G1
Comentários: