Pirajuí Rádio Clube FM

Esporte

Temporada goleadora leva Ousmane Dembélé ao topo do futebol

Dembélé marcou 37 gols em 60 jogos, uma média de 0,62 por partida

Temporada goleadora leva Ousmane Dembélé ao topo do futebol
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Eleito nesta segunda-feira (22) o melhor jogador de futebol do mundo pela premiação Bola de Ouro, da revista France Football, o francês Ousmane Dembélé, de 28 anos, viveu, de longe, a fase mais goleadora da carreira na temporada 2024/25, com o PSG (Paris Saint-Germain).

No período considerado pela premiação, Dembélé marcou 37 gols em 60 jogos, uma média de 0,62 por partida, além de ter distribuído 14 assistências.

Até então, a melhor temporada do atacante havia sido a 2018/19, ainda em seu segundo ano pelo Barcelona, quando marcou 14 vezes e deu oito assistências em 46 partidas.

Liderando o coletivo parisiense rumo ao seu primeiro título do continental europeu, com oito gols em 15 partidas -média de 0,5 gol por jogo-, e mais seis assistências, o francês foi eleito pela Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) o melhor do torneio.

Todos os gols foram marcados de dentro da grande área, cinco deles com o pé direito e três com o esquerdo -Dembélé é ambidestro. Ele marcou nas vitórias por 1 a 0 contra o Liverpool e contra o Arsenal, pelas oitavas e semifinais da Champions, respectivamente.

Na goleada por 5 a 0 contra a Inter de Milão na decisão, em Munique, foram de Dembélé os passes para o segundo e o quarto gols do PSG, marcados por Desiré Doué e Kvaratskhelia.

O atacante também foi o artilheiro do Campeonato Francês com 21 gols -empatado com o inglês Mason Greenwood, do Olympique de Marselha- em 29 partidas, média de 0,72 por jogo.

Dos 21 gols -com um tento a cada 83 minutos-, 20 foram de dentro da área, sendo dez com o pé esquerdo, nove com o direito, e dois de cabeça. Apenas um foi de pênalti.

Ele também distribuiu seis assistências no francês, sendo eleito o melhor do campeonato pela associação de jogadores.

Na Copa da França, foram mais três gols e uma assistência em quatro partidas, média de 0,75 por jogo, guiando o PSG rumo ao bicampeonato consecutivo.

Na Copa do Mundo de Clubes, nos Estados Unidos, o francês não pôde atuar na fase de grupos devido a uma lesão.

Pela seleção francesa, Dembélé entrou em campo sete vezes pela Liga das Nações e marcou dois gols, contra a Bélgica e a Croácia, de dentro da área, de direita e esquerda.

Na semifinal do torneio, a França acabou superada pela Espanha por 5 a 4.

FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
Comentários:

Veja também