O São Paulo venceu o Libertad por 2 a 0 nesta quarta-feira (23), no estádio La Huerta, em Assunção, no Paraguai, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. Lucas Ferreira e André Silva balançaram as redes para o Tricolor. Os paraguaios ainda tiveram um pênalti a seu favor, mas Melgarejo desperdiçou, carimbando o travessão.
Com o resultado, o São Paulo assumiu a liderança do Grupo D da Libertadores, indo a sete pontos. A partida desta quarta-feira era um confronto direto pela primeira colocação da chave, que até então pertencia ao Libertad, agora segundo colocado, com seis tentos.
O São Paulo volta a entrar em campo no próximo sábado (26), quando visita o Ceará, às 18h30, na Arena Castelão, em Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro. Já o Libertad enfrenta o Sportivo Ameliano, fora de casa, no domingo (27), às 20h15, pelo Campeonato Paraguaio.
O jogo
Ainda assim, o Tricolor conseguiu criar a melhor oportunidade da etapa inicial. Após bate-rebate dentro da área, a bola sobrou para Wendell, que rolou na medida para André Silva, praticamente debaixo da trave, completar para o fundo das redes, mas, inacreditavelmente, ele chutou por cima do travessão, perdendo um gol feito.
A única boa oportunidade do Libertad aconteceu um pouco antes, com Oscar Cardozo, que ficou com a bola após erro de Ruan Tressoldi na defesa e tentou encobrir o goleiro Rafael, mandando muito próximo à trave.
São Paulo volta com mudanças
Para o segundo tempo, o Tricolor foi a campo com uma mudança. O técnico Luis Zubeldía decidiu sacar Cédric Soares e promover a entrada de Lucas Ferreira. Assim, o São Paulo abriu mão do esquema com três zagueiros, passando a contar com Ferraresi como lateral direita e um trio de ataque composto por Ferreirinha, Lucas Ferreira e André Silva.
E foi justamente Lucas Ferreira quem abriu o placar para o São Paulo. Em contra-ataque aos 17 minutos, André Silva deu ótimo passe em profundidade para o garoto, que arrancou em velocidade, invadiu a área e bateu na saída do goleiro para marcar seu primeiro gol como profissional e colocar o Tricolor em vantagem.
Dois minutos depois de abrir o placar, o São Paulo sofreu um duro baque. A bola bateu no braço de Wendell dentro da área e, após revisão do VAR, o árbitro marcou pênalti a favor do Libertad. O que ninguém esperava era que Melgarejo fosse para a cobrança sem tomar distância e carimbasse o travessão.
Mais tarde, aos 30, Melgarejo teve a chance de se redimir, mas não era o dia dele. Alan Franco deixou a bola escapar por debaixo das pernas ao tentar o domínio dentro da área, e a bola sobrou nos pés do camisa 10 do Libertad, que bateu de primeira, mas viu o goleiro Rafael a fazer grande defesa para salvar o São Paulo.
Já na reta final da partida, Luciano acionou Lucas Ferreira, que ajeitou para Ferraresi cruzar na medida para André Silva cabecear no contrapé do goleiro, marcando o segundo gol do São Paulo e dando números finais ao confronto em Assunção, no Paraguai.
Antes de o juiz apitar o fim do jogo ainda teve tempo de Luciano ir às redes, mas o árbitro marcou impedimento do camisa 10 são-paulino, que teve de se conformar com o triunfo por 2 a 0.
Comentários: