Desde 2006, o Programa Jovem Agricultor do Futuro do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP) tem levado conhecimento pedagógico e técnico a jovens entre 14 e 17 anos, em mais de 100 municípios paulistas anualmente. E agora, Pirajuí também faz parte desse circuito.
Nesta sexta-feira, às 20 horas, o Sindicato Patronal de Pirajuí, em parceria com o SENAR -FAESP, formaram 16 Jovens Produtores Rurais do Futuro em nossa cidade.
A cerimônia aconteceu no Espaço de Vivência e Reabilitação (Equoterapia) Mayara Carneiro e contou com a presença de autoridades do agronegócio e dos Vereadores Tenente Flávio Johnny.
Após a formatura, foi oferecido um jantar aos presentes.
Nova turma será matriculada para o ano de 2026. Os interessados podem fazer as suas inscrições no Sindicato Rural Patronal de Pirajuí.
Jovem Agricultor do Futuro
O programa “Jovem Agricultor do Futuro” ou JAF, como é conhecido, tem como premissa desenvolver o espírito empreendedor dos jovens para se tornarem pessoas autônomas, responsáveis e profissionais que correspondam ao mercado de trabalho da agricultura e da pecuária, além de trabalhar a gestão de uma propriedade rural de forma sustentável.
Ele é dividido em 10 meses de duração, possui 464 horas totais, divididas em 4 por dia.
Organizado de forma que os desafios e problemas, tanto pessoais quanto profissionais, surjam no ambiente de aprendizagem de maneira semelhante como aparecem na vida, na sociedade e no trabalho.
Seu formato e objetivo tem levado sindicatos rurais a receberem pedidos ano após ano para formação de turmas. Dentre as percepções de coordenadores, instrutores e dos próprios alunos e alunas está a de “descortinar o futuro aos jovens que realizam o Programa Jovem Agricultor do Futuro” e de “abrir horizontes aos participantes”.
Comentários: