No dia 22 de setembro, um vendaval que passou pela região acabou derrubando a torre de televisão da cidade, além de ter provocado estragos na casa onde ficavam os equipamentos de retransmissão.
A Prefeitura de Pirajuí estará implantando um sistema provisório de retransmissão no “Parque das Antenas”, localizado ao lado da rodovia “Marechal Rondon”, para que os moradores voltem a sintonizar normalmente os canais de TV abertos, no caso: Globo, Record, Bandeirantes, SBT e outros.
No dia 22 de setembro, um vendaval que passou pela região de Pirajuí acabou derrubando a torre de televisão, além de ter provocado estragos na casa onde ficavam os equipamentos de retransmissão. Desde então, a cidade está impossibilitada de retransmitir os sinais de TV aberta que são gratuitos e acessível ao público em geral.
Após a queda da torre, a municipalidade entrou em contato com a direção regional dos canais de TV, cujos sinais são captados em Pirajuí, com o objetivo de encontrar uma solução para o problema, mas – apesar da boa vontade dos canais de TV e da municipalidade - no decorrer das negociações surgiram alguns impedimentos legais que impossibilitaram esse acordo. Dessa maneira – conforme o jornalismo da Clube apurou através de fontes confiáveis - só restou à administração municipal planejar a abertura de um processo licitatório para adquirir uma nova torre, mais moderna e segura, apesar de seu alto custo.
Sistema provisório
Como a aquisição de uma nova torre de TV será um processo demorado, a prefeita Rosalina Sônia dos Santos (PL), Rosa, determinou junto a sua equipe que encontrasse uma solução provisória para o retorno desses canais até a conclusão das fases licitatórias e consequentemente a compra da nova torre.
A solução mais viável encontrada por uma equipe de técnicos e engenheiros foi a implantação de três postes de concreto de 15 metros, cada. Cada um desses postes estará abrigando os equipamentos de dois canais de TV. Assim, os três postes totalizarão seis canais (Globo, Record, SBT, Bandeirantes, Rede TV, Rede Vida).
Tão logo os postes sejam implantados, os técnicos dos respectivos canais estarão instalando os equipamentos necessários para que os sinais voltem a ser retransmitidos normalmente.
Na sexta-feira (31) os técnicos fizeram testes de GPS no terreno onde serão instalados os postes para confirmar a viabilidade de captação dos sinais em toda a cidade. Todos os testes foram positivos.
A reportagem da 90.1FM (Pirajuí Rádio Clube) esteve na manhã deste sábado (1) no “Parque das Antenas” conferindo “in loco” os preparativos para o início dos serviços. O vereador Flávio Aparecido Pereira (PODEMOS), o “Tenente Flávio” que também estava no local, adiantou a nossa reportagem que acredita que os canais de TV aberta voltarão a ser captados normalmente no município dentro do prazo delineado pela prefeita Rosa, ou seja, em 40 dias. “Com um detalhe: desde o pronunciamento da prefeita já se passaram 23 dias, por isso, acredito que se essa prazo for cumprido, dentro de pouco mais de duas semanas ou até menos já teremos os sinais de TV aberta restabelecidos”, frisou o vereador.
Os postes adquiridos pela municipalidade devem chegar entre 11H30 e 12 horas. Logo na sequência, equipes de funcionários da Prefeitura já começaram a trabalhar na sua implantação.
A 90.1FM está acompanhando os serviços e tão logo tenhamos novidades estaremos atualizando as informações.
Comentários: