Uma operação de combate a embriaguez ao volante foi realizada na sexta-feira (30), em Pirajuí, pela Polícia Militar através do efetivo do 4º BPM-I da 2ª Companhia de Policiamento Militar de Pirajuí. A ação faz parte da Mobilização “Alcoolemia Zero” que aconteceu em todo o estado de São Paulo.
Durante a operação realizada na Avenida “Orestes Quércia” que durou uma hora (das 19H30 às 20H30) foram fiscalizados 30 automóveis, sendo que todos os seus condutores foram submetidos ao teste do bafômetro. Não foi registrado nenhum caso de embriaguez ao volante. Um veículo foi autuado por licenciamento vencido.
Segundo a Polícia Militar, a iniciativa teve caráter preventivo e educativo, com foco na redução de sinistros graves e fatais causados pela combinação álcool e direção.
É importante frisar que a recusa ao bafômetro é considerada infração gravíssima, conforme o artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) com multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado. Em caso de reincidência no período de um ano, a multa é dobrada.
As operações contra alcoolemia são planejadas de forma estratégica, considerando os dados do Infosiga, plataforma que integra informações referentes a sinistros de trânsito – tanto nas cidades, quanto em rodovias. Dirigir sob efeito de álcool é o segundo maior fator de sinistros e óbitos no trânsito, atrás apenas para o excesso de velocidade.
A Polícia Militar informou que novas operações de fiscalização estarão sendo realizadas para reforçar a segurança dos cidadãos e preservar vidas
Comentários: