O assunto do momento que passou a polarizar a atenção dos brasileiros, de um modo geral – superando até mesmo outros temas como Política, Economia ou conflitos e guerra - é a primeira onda de frio intenso deste ano prevista para chegar ao País amanhã, começando pela região Sul e depois, avançando gradativamente para outras regiões do País, incluindo o estado de São Paulo onde os termômetros em algumas cidades poderá cravar temperaturas abaixo de 0.
A pergunta mais comum entre os pirajuiense é quando essa onda de frio intenso atingirá a cidade? A notícia dessa onda polar que começou a ser divulgada ontem nos principais noticiários da TV, de fato, despertou o interesse de muitos moradores, principalmente daqueles que não são, assim, tão adeptos das temperaturas mais baixas.
No estado de São Paulo, as regiões sul e oeste deverão ser as mais atingidas, e como Pirajuí e as demais cidades vizinhas encontram-se próximas a região Oeste, com certeza os seus moradores também sentirão os efeitos dessa onda polar.
Para esta quinta-feira, dia 29, a expectativa é de temperaturas negativas, e condição de chuva, o que pode favorecer para a incidência de neve em áreas das serras gaúchas e catarinenses. No Sul, são esperados entre menos 3ºC e menos 5ºC.
No Sudeste, ainda na quinta-feira, há possibilidade registro de queda nas temperaturas em áreas de São Paulo e do sul do Rio de Janeiro.
Na semana passada, o Instituto Climatempo já havia alertado para a chegada de ar polar muito intenso sobre a América do Sul que vinha sendo confirmada há vários dias. Faltando menos de um mês para o inverno, que tem início em 20 de junho, esta deverá ser a primeira onda de frio deste ano.
Ainda conforme a Climatempo, o frio deve se intensificar entre 31 de maio e 1º de junho sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Os efeitos da chegada da massa de ar polar começarão a ser sentidos pelos pirajuienses depois de amanhã e tudo indica que será uma mudança brusca de temperatura. Os termômetros que nesta quarta podem marcar 29 de máxima despencarão na quinta-feira para 19 graus. Já a queda da temperatura mínima será ainda mais acentuada. De acordo com a previsão localizada para Pirajuí, amanhã, a mínima será de 16 graus, mas no dia seguinte, na quinta-feira, cairá para 10 graus.
O panorama não deverá mudar para os próximos dias, incluindo o final de semana que promete mais temperaturas baixas. Na sexta-feira, por exemplo, os moradores de Pirajuí poderão experimentar uma das temperaturas mais baixas registradas em 2024 e nestes primeiros cinco meses de 2025. A previsão é de que a mínima fique nos 7 graus, ou seja, frio para ninguém ‘botar’ defeito.
No sábado, o frio continua com mínima de 8 graus e a máxima não passando dos 21. No domingo, as temperaturas começam a subir lentamente com mínima de 12 e máxima de 24 graus.
Apesar da chegada dessa frente fria na região sudeste, não há a previsão de chuvas para a nossa região, apenas o frio.
Comentários: