Pirajuí Rádio Clube FM

Pirajuí

Pirajuí confirma primeira morte por dengue em 2025

Além do óbito, o município contabiliza 84 casos positivos da doença. Prefeitura Municipal vem implementado ações diversas para conter o avanço do mosquito Aedes

Pirajuí confirma primeira morte por dengue em 2025
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A prefeitura de Pirajuí, através da Secretaria Municipal de Saúde divulgou  a confirmação do primeiro óbito por dengue na cidade neste ano. Trata-se de um homem, de 67 anos, que faleceu no dia 20 de março.

Além do óbito, o município contabiliza 84 casos positivos de dengue. É importante frisar a importância da colaboração dos moradores para se evitar uma epidemia da doença. Esta responsabilidade social aumenta ainda mais, agora, que foi confirmada a circulação do sorotipo 4 da doença (DENV-4) na cidade de Bauru.

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em locais com água parada. Para evitar a proliferação do mosquito, é fundamental adotar medidas simples, como eliminar recipientes que possam acumular água, como pneus, garrafas e vasos de plantas, manter caixas d'água e reservatórios devidamente tampados, limpar calhas e ralos regularmente e utilizar repelentes e telas de proteção em janelas e portas.

O Serviço de Vigilância Epidemiológica de Pirajuí informou que tem implementado ações diversas para conter o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, como nebulização, armadilhas para captura de mosquitos e mapeamento bairros e ruas onde já foram registrados casos da doença.

Além disso, há agentes de saúde que realizam visitas domiciliares para orientar os moradores sobre a prevenção da dengue. 4

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são febre alta (acima de 38°C) de início súbito, dores musculares e articulares intensas, dor de cabeça, especialmente atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele e náuseas, vômitos e cansaço extremo.

Em casos mais graves, como a dengue hemorrágica, podem ocorrer sangramentos, dor abdominal intensa e queda brusca de pressão. Ao apresentar sintomas, é de extrema importância procurar atendimento médico imediato.

FONTE/CRÉDITOS: Pirajuí Radio Clube
Comentários:

Veja também