Pirajuí Rádio Clube FM

Política

Pablo Marçal segue inelegível por oito anos, determina TRE

Pablo Marçal

Pablo Marçal segue inelegível por oito anos, determina TRE
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo)  decidiu manter a condenação do empresário e ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), à inelegibilidade por oito anos, contados a partir das eleições de 2024. A decisão, tomada na última semana, considerou que, o então candidato fez uso indevido dos meios de comunicação social.

A Corte Eleitoral manteve também a multa de R$ 420 mil aplicada a Marçal. A sanção decorre do descumprimento de uma decisão liminar de agosto de 2024, que havia determinado a suspensão dos perfis do candidato nas redes sociais e proibido a remuneração de seus colaboradores. O TRE-SP entendeu que a estratégia de Marçal, que remunerava ou incentivava pessoas a produzir e divulgar em massa cortes de seus conteúdos para redes sociais, foi uma forma de alterar o teor e a repercussão de sua propaganda eleitoral, burlando as regras de impulsionamento lícito.

O juiz classificou a prática como uma "estratégia de engenharia social, realmente inovadora no contexto das eleições brasileiras, mas também proibida" devido à impossibilidade de controle e fiscalização.

Apesar de manter a condenação por uso indevido dos meios de comunicação, o TRE-SP afastou as condenações de primeira instância por abuso de poder econômico e captação e gastos ilícitos de recursos, sob o argumento de que não houve prova inequívoca do pagamento de prêmio em dinheiro aos participantes.

O julgamento no TRE-SP terminou com um placar apertado de 4 a 3 em desfavor do empresário. A defesa de Pablo Marçal pode recorrer da decisão no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Até que haja nova decisão, Marçal permanece impedido de disputar eleições até 2032.

FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
Comentários:

Veja também