A prefeitura de Marília (SP) suspendeu nesta segunda-feira (6) as atividades em uma creche onde estava matriculada uma bebê de 1 ano e dois meses que morreu com suspeita de sarampo. O comunicado foi divulgado pela prefeitura neste domingo (5).
A bebê Isabela Bacchi Nascimento frequentava a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Mãe Cristina e morreu neste domingo. Em comunicado aos pais, a prefeitura informou sobre a suspeita de sarampo e que as aulas seriam suspensas por prevenção e para desinfecção do ambiente.
“Diante da simples suspeita, adotamos uma medida de precaução e responsabilidade: as aulas na Emei Mãe Cristina serão suspensas. Essa ação visa garantir a segurança de todas as crianças, permitindo a realização de procedimentos de desinfecção do ambiente, caso seja necessário, e evitando qualquer risco à saúde dos nossos alunos”, diz o comunicado enviado aos pais pela Secretaria Municipal de Educação, segundo a prefeitura.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em Marília, 86,55% do público-alvo recebeu a primeira dose da vacina e 73,25%, a segunda dose.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/4/Q/RS7kQHQLAN5m0JWbRdGQ/image-23-.png)
Vacina tríplice viral é a principal prevenção — Foto: Secretaria Municipal de Saúde
Surto em Guaimbê
Na região, a cidade de Guaimbê chegou a cancelar o desfile cívico de 7 de setembro por conta da confirmação de um caso de sarampo na cidade. Outros 19 casos suspeitos estavam em investigação também.
Sintomas do sarampo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/H/E/oB1AFcTYabwiO7Lx9abw/sarampo.jpg)
Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar — Foto: Infografia: Karina Almeida/G1
O sarampo é uma doença viral muito contagiosa e potencialmente fatal, transmitida pelo ar através de tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas. Os sintomas incluem febre, tosse, conjuntivite e a erupção característica de manchas vermelhas que se espalham pelo corpo.
A doença não tem tratamento específico, sendo o foco aliviar os sintomas e prevenir complicações, que podem ser graves como pneumonia e encefalite.
A erupção cutânea ocorre após de 3 a 5 dias do início dos sintomas, surgem manchas vermelhas que começam no rosto e atrás das orelhas, espalhando-se depois para o resto do corpo.
As complicações do sarampo podem ser graves e levar à morte, especialmente em crianças: diarreia intensa, infecções nos ouvidos, cegueira, pneumonia, encefalite (inflamação do cérebro).
Comentários: