Pirajuí Rádio Clube FM

Geral

Minas Gerais descarta 450 toneladas de ovos vindos de granja afetada no Rio Grande do Sul

Tratam-se de ovos usados para fecundação e produção de aves, e não para consumo. Medida anunciada pelo governo estadual foi considerada "necessária" para controle sanitário.

Minas Gerais descarta 450 toneladas de ovos vindos de granja afetada no Rio Grande do Sul
Imagem: Shutterstock
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Neste sábado (dia 17), o governo de Minas Gerais informou que descartou 450 toneladas de ovos trazidos para Minas Gerais de uma granja comercial da cidade Montenegro (RS), afetada pela gripe aviária. Tratam-se de ovos usados para fecundação e produção de aves, e não para consumo.

Segundo o governo, a medida mostrou-se necessária para manter o controle sanitário e segue planos prévios para possíveis ocorrências do tipo. O objetivo é garantir a contenção e erradicação da doença, além da manutenção da capacidade produtiva do setor.

" Todas as medidas que estão sendo tomadas fazem parte do Plano de Contingência da Influenza Aviária de Alta Patoneneidade (IAAP), firmado entre União, Estados e setor produtivo em 2022, quando surgiu o primeiro foco da doença na América do Sul", informaram as autoridades, em nota.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) ressaltaram ainda que a gripe aviária leva as aves à morte, mas não representa risco para a população por não ser transmissível por meio do consumo da carne ou ovos.

Minas Gerais responde hoje pela segunda maior produção de ovos do país e a quinta maior na produção de galináceos.

FONTE/CRÉDITOS: Extra (Por Extra — Rio de Janeiro)
Comentários:

Veja também