O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e o 1° Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) da Polícia Militar fazem operação contra membros do PCC (Primeiro Comando da Capital), em Campinas, interior de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (30).
Um dos criminosos alvo da operação entrou em confronto com as equipes, foi baleado e morreu. Um PM também foi atingido. Ele foi socorrido, passa bem, e está em observação, de acordo com a Promotoria.
Os mandados são cumpridos também em endereços em condomínios de alto padrão de Campinas.
De acordo com a investigação, foram realizadas diversas transações financeiras para ocultar ou dissimular o dinheiro do crime movimentado pelos envolvidos.
Os investigados vinham há anos formando reservas financeiras e patrimônio com o dinheiro do tráfico de drogas.
"E, para ocultar a origem ilícita desses valores, vinham utilizando diferentes estratégias e artifícios, incluindo a mescla dos valores decorrentes do tráfico de drogas com valores provenientes de atividades empresariais lícitas", afirmou a Promotoria.
Porém, o grupo teria entrado em desavenças durante as negociações, que se potencializaram pelas Operações Linha Vermelha e Pronta Resposta. O grupo, então, fez diversas transações imobiliárias e financeiras para dissipar o patrimônio e ocultar os verdadeiros beneficiários e a origem criminosa dos bens e valores.
Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Criminal de Campinas, que também determinou o sequestro e bloqueio de 12 imóveis de alto padrão e de valores existentes em instituições bancárias.
A investigação continua para a apuração de outros esquemas de lavagem de dinheiro e para a identificação de outros envolvidos com o grupo.
Comentários: