O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participará da cerimônia oficial de assinatura do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, marcada para este sábado (17), em Assunção, no Paraguai. O Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Lula é o único chefe de Estado do Mercosul que ficará fora do evento. Estão confirmadas as presenças dos presidentes da Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai, além da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do presidente do Conselho Europeu, António Costa.
Segundo o Itamaraty, a assinatura deveria ocorrer no nível dos chanceleres, o que justificaria a presença de Mauro Vieira no Paraguai, e não do presidente. Fontes indicam ainda que Lula buscava uma reunião de maior peso simbólico com as principais autoridades da União Europeia, além de evitar dividir o palco com o presidente argentino, Javier Milei, com quem mantém relação distante.
Durante o encontro no Rio, Lula afirmou que o acordo vai além do aspecto econômico e envolve compromissos com a democracia, o Estado de Direito e os direitos humanos. Von der Leyen classificou o tratado como uma conquista histórica e agradeceu ao presidente brasileiro por liderar as negociações.
*Com informações do g1
Comentários: