Pirajuí Rádio Clube FM

Pirajuí

Lixo descartado irregularmente por moradores atinge o Córrego Dourado.

Prefeitura vai instalar câmeras de segurança para identificar os infratores

Lixo descartado irregularmente por moradores atinge o Córrego Dourado.
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Moradores de Pirajuí que residem nas imediações do córrego Dourado Oeste que corta o inicio da rua 7 de Setembro, reclamam da grande quantidade de lixo que está sendo descartada no local. Os resíduos se acumulam, caem por um barranco e chegam à água, causando transtornos e preocupação aos vizinhos.
 
No córrego são encontradas inúmeras sacolas de lixo, restos de móveis, materiais, como garrafas de vidro e pneus, que podem acumular água parada e se tornar criadouros para o mosquito da dengue.
 
Resíduos de entulho também são encontrados no local, cobrindo parte da área verde em volta do córrego.
Uma moradora da rua 7 de Setembro, perto do córrego, que preferiu não se identificar, disse à reportagem da 90.1 FM que já viu moradores de outras áreas da cidade descartarem o seu lixo doméstico no córrego. “Eles param o carro logo alí e depois jogam várias sacolas com lixo no córrego”, reclama. Ela complementa dizendo que é muita falta de educação – Onde está a educação e dessas pessoas! – exclama contrariada.
Outro morador próximo ao córrego Dourado Oeste revela que os vizinhos reclamavam muito de escorpião, muita bagunça, barata, por conta do lixo descartado irregularmente.
 
O vereador Flávio Aparecido Pereira (Tenente Flávio) esteve no local após receber reclamações de moradores e pode constatar ‘in loco’ a triste situação do córrego Dourado. “É um crime o que estão fazendo com o Dourado. Vamos lutar para reverter essa situação” – afirmou, revelando ainda que teria participado de uma reunião com a prefeita Rosa e que a municipalidade iria tomar as providências cabíveis.
 
Instalação de Câmeras de segurança
 
O jornalismo da Clube ouviu o Diretor de Meio Ambiente de Pirajuí, Rafael Marcato Ângelo que criticou a falta de responsabilidade social das pessoas que fazem o descarte de lixo Córrego Dourado Oeste e mencionou que a municipalidade já está providenciando a instalação de câmeras de segurança no local para flagrar qualquer pessoa que cometer esse ilícito. “Os infratores serão multados de acordo com o Código Ambiental”, afirmou. - “Além disso também estaremos desenvolvendo campanhas educativas junto aos meios de comunicação da cidade e nas redes sociais”, completou Rafael.
 
Crime ambiental
 
Descarte irregular é crime, conforme Lei Federal n° 9.605/1998, Lei de Crimes Ambientais, com penalidade prevista no artigo 54. A prática pode levar à reclusão, detenção ou pagamento de multa. A penalidade varia conforme o tipo de dano causado pelo lançamento de resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos), detritos ou óleos no ambiente.
Além do dano legal, a prática causa sérios problemas ambientais e de saúde pública, como proliferação de doenças e contaminação da água e do solo.
FONTE/CRÉDITOS: Pirajui Radio Clube 90.1
Comentários:

Veja também