Pirajuí Rádio Clube FM

Clima

IPMet prevê frente fria e chuva para segunda em Bauru e região

Um dos satélites do IPMet registrando aproximação da frente fria (à direita)

IPMet prevê frente fria e chuva para segunda em Bauru e região
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A tão esperada chuva, aguardada pelos bauruenses e moradores da região na última segunda-feira (15) e terça-feira (16), não se concretizou. Mas, de acordo com a mais recente previsão do Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet), ela pode ocorrer na próxima segunda-feira (22), com a chegada de uma nova frente fria. Embora o volume ainda não esteja confirmado, a precipitação deve ajudar a minimizar a baixa umidade relativa do ar.

Ao explicar a ausência de chuvas no início da semana, profissionais do IPMet destacam que a previsão meteorológica leva em consideração equações variáveis e altamente dinâmicas. Se a chuva não “deu o ar da graça” em Bauru, foi registrada em outras cidades do Interior do Estado, como Avaré e Assis. As regiões Sul e Oeste também tiveram pancadas, segundo o instituto.

Final de semana

De acordo com o IPMet, nesta sexta-feira (19) e sábado (20), a condição do tempo no Estado de São Paulo permanece com céu claro a parcialmente nublado. No entanto, pancadas de chuva podem ocorrer de forma pontual em algumas regiões durante a tarde. As temperaturas estarão elevadas. Aliás, a expectativa é de muito calor, com máximas próximas dos 38 graus e mínimas em torno dos 16, acrescenta o IPMet.

Para o domingo, conforme aponta o site do instituto, o dia deve começar com céu claro a poucas nuvens. Contudo, a aproximação de uma nova frente fria no Estado deve gerar áreas de instabilidade, com possibilidade de chuvas e trovoadas isoladas em diversas regiões.

Primavera

Na segunda-feira, quando termina o inverno e começa a primavera (às 15h19), a previsão é de tempo instável, com céu nublado e áreas de chuva, inclusive com possibilidade de pancadas volumosas.

Tempo seco

Conforme o JC/JCNET vem noticiando, a baixa umidade do ar tem preocupado nesta semana, podendo chegar a 20%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O ideal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é que o índice fique entre 50% e 60%. Quando oscila entre 21% e 30%, a situação já é considerada de atenção.

Quanto choveu em Bauru neste ano:

•    Janeiro: 225,8 mm
•    Fevereiro: 70,1 mm
•    Março: 82,8 mm
•    Abril: 65,5 mm
•    Maio: 17,5 mm
•    Junho: 118,4 mm
•    Julho: 13,5 mm
•    Agosto: 2,0 mm

FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
Comentários:

Veja também