Pirajuí Rádio Clube FM

Clima

Frente fria se afasta e quinta deve ter sol entre nuvens

Sol deve ficar entre nuvens na maior parte do Estado

Frente fria se afasta e quinta deve ter sol entre nuvens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Como os institutos de meteorologia previram, a frente fria que passou pelo oceano Atlântico ao longo da costa paulista provocou muita instabilidade em toda a região, que resultou em chuva de moderada intensidade principalmente na madrugada desta quarta (27).

Nesta quinta (28), segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, as instabilidades se afastam para o mar, entretanto, o céu ainda terá muitas nuvens na região metropolitana da capital. Poucas aberturas de sol devem ocorrer e a temperatura permanece amena, com mínima de 15°C e máxima podendo chegar a 23°C, com baixa umidade do ar.

Esse cenário é propício para que as partículas de poluição baixem na atmosfera, criando o horizonte cinza tradicional das grandes cidades nesta época do ano.

Não há previsão de chuva, que ajudaria a acabar com a poluição. Nesta quarta, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 15,8 mm de precipitação na estação do Mirante de Santana, na zona norte da cidade, onde é feita a medição oficial.

O CGE municipal, porém, divulga que o acumulado pluviométrico de agosto registrou até esta quarta 13,3 mm, o que representa 44% da média de 30,2 mm esperada para o mês. Até o dia anterior, a marca era de apenas 8,3%.

Se na Grande São Paulo e faixa leste do estado o tempo ficará ameno, as regiões norte, noroeste e oeste devem seguir com tempo seco, calor e baixos índices de umidade relativa do ar, cenário que favorece a propagação de queimadas e incêndios florestais. As temperaturas máximas nesses locais devem ficar na casa dos 30°C. A Defesa Civil estadual informa que esses riscos permanecerão elevados ao longo do período, exigindo medidas preventivas.

Nesta quarta, o órgão estadual acompanhou três ocorrências de incêndio no estado, com apoio de equipes em solo atuando no combate às chamas.

As situações registradas foram em:

  • Amparo - incêndio em vegetação natural e Área de Preservação Permanente (APP), com oito focos na rodovia João Beira, região do Jardim Modelo. Atuam no combate a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
  • Bebedouro - incêndio em área de descarte municipal na rodovia Brigadeiro Faria Lima (BR-364), altura do km 395. Atuação da Defesa Civil.
  • Santa Rita do Passa Quatro - incêndio em vegetação natural e Área de Preservação Permanente (APP), na estrada vicinal que liga Santa Rita do Passa Quatro a São Simão. Atuam no combate a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Após uma quinta seca, a chuva pode voltar na sexta-feira (29) na região metropolitana, quando há previsão de muitas nuvens e lenta elevação da temperatura. A propagação de uma área de baixa pressão nos médios e altos níveis da atmosfera vai provocar chuva em forma de pancadas fortes com trovoadas e rajadas de vento.

No interior, porém, as áreas mais ao norte e oeste seguem com baixa umidade do ar e alto risco de queimadas, como pode ser observado nos mapas de risco divulgadas pela Defesa Civil.

Os mapas elaborados pela Defesa Civil mostram os níveis de riscos de incêndios. Há quatro estágios destes avisos: amarelo (baixo); laranja (alto); vermelho (alerta); e roxo (emergência).

FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
Comentários:

Veja também