A estudante pirajuiense Lorena Moreira de Oliveira, de 16 anos, embarcou para realizar um grande sonho. Ela foi uma das selecionadas para o Programa Prontos Pro Mundo e passará três meses na Nova Zelândia.
Lorena é estudante da Escola Estadual “Dr. Alfredo Pujol” e foi indicada para esse projeto entre aproximadamente 500 alunos.
O intercâmbio é 100% gratuito para os alunos e suas famílias, com todos os custos e a organização sendo providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Além disso, os estudantes selecionados recebem uma bolsa-auxílio para cobrir as despesas pessoais durante a estadia no exterior.
O processo classificatório do programa do Estado de São Paulo "Prontos Pro Mundo" começa logo no nono ano. Para participar, é necessário ter no mínimo entre 85-90% de presença no 9°, ter mais de 14 anos e menos de 18, e tirar uma boa nota na prova anual SARESP.
Já no 1° ano, é necessário uma frequência mínima de 90% no curso de inglês proporcionado pelo Estado chamado "SPEAK", e também, frequência nas aulas. Além disso, não poderá haver médias abaixo de 7 em seu boletim do 1° ano.
Cumprindo os requisitos anteriores, são selecionado 70 mil alunos para realizar a prova online da plataforma English First (EF), com os seguintes critérios avaliatórios: escuta, escrita, leitura e fala. A nota é determinada pela nota da prova do English First, somada com a nota do SARESP realizado no 9° ano, e depois, dividido por 2.
Após esse processo, são selecionados 500 alunos, divididos em duas listas, a municipal e a geral. Na lista municipal, só pode haver um aluno por municipio.
Já a geral, feita para cidades grandes, podem haver até 2 intercambistas da mesma cidade. Também há listas de 2° e 3° convocação, para caso algum intercambista selecionado na 1° convocação, desista. Todavia, caso o aluno não consiga passar em nenhuma das convocações, há outra prova realizada no final do ano, totalizando 1000 intercambistas por ano.
O programa de duração de 3 meses, consta países como: Inglaterra, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Austrália.
Parabéns à Lorena Moreira de Oliveira por essa importante conquista e por divulgar ainda mais o nome de Pirajuí no exterior. Parabéns ainda aos pais Carla e Marcos, aos demais familiares e à escola pelo grande incentivo.
Comentários: