As estratégias de segurança implementadas para combater redes criminosas de receptação resultaram na redução dos registros de roubos de celulares em todo o estado de São Paulo no primeiro semestre deste ano. De acordo com os dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), 52,1 mil roubos de celulares foram registrados pelas vítimas de janeiro a junho em todo o território paulista. O total é 15% menor se comparado aos 61,4 mil aparelhos roubados no mesmo período de 2024.
Na cidade de São Paulo e Região Metropolitana, a redução nos roubos de celulares chegou a 13,6% no semestre. Entre janeiro e junho deste ano, foram 43,7 mil crimes denunciados. No mesmo período de 2024, houve 50,6 mil roubos. A queda é resultado de um conjunto de iniciativas da SSP para coibir esse tipo de crime. Em uma das frentes, a Polícia Civil intensificou a repressão ao comércio ilegal, combatendo os receptadores, que são a peça fundamental na cadeia criminosa.
O Programa SP Mobile, implementado em todo o estado, faz uma análise de todos os registros criminais, desenvolvendo estratégias para combater os delitos e recuperar aparelhos celulares. “É uma equipe multidisciplinar que tem estudado, feito testes e realizado ações não só para combater, mas também conseguir devolver esses aparelhos às vítimas”, disse o delegado Rodolfo Latif, coordenador do programa.
A partir do número de identificação dos aparelhos (Imei), o sistema cruza dados dos boletins de ocorrência com informações fornecidas pelas operadoras, permitindo rastrear e identificar celulares reativados após o roubo. A pessoa que reativou a linha é notificada e intimada a comparecer à delegacia, onde terá a oportunidade de devolver o aparelho e colaborar com a investigação como testemunha.
Comentários: