A Câmara Municipal de Pirajuí aprovou o Projeto de Decreto Legislativo nº 231/2025, que concede o Título de Honra ao Mérito ao médico Dr. José Pedro da Silva, cirurgião cardiovascular
A ideia da propositura foi do vereador Ricardo Cury (Republicanos) e recebeu o apoio de todos os edis que também assinaram o decreto.
A homenagem, segundo a justificativa do projeto, visa reconhecer os relevantes serviços prestados pelo renomado médico pirajuiense que mudou a forma de fazer cirurgias cardíacas em crianças, transformando a vida de milhares de jovens e adultos que voltaram a respirar fundo, a correr e a viver plenamente.
O Decreto também destaca o reconhecimento internacional conquistado por Dr. José Pedro. Prova disso é que a Mayo Clinic, uma organização sem fins lucrativos da área de serviços médicos e de pesquisas médico-hospitalares localizadas em três metrópoles: Rochester, em Minnesota; Scottsdale/Phoenix, no Arizona; e Jacksonville, na Flórida, fez questão que o pirajuiense participasse do encontro anual da Sociedade de Cirurgiões Torácicos, nos Estados Unidos, em 2012. A Mayo Clinic é uma das instituições de pesquisas médicas mais respeitadas no mundo.
Destaca ainda o decreto que aos 66 anos, o cirurgião cardiovascular com especialidade em crianças é responsável por revolucionar a cirurgia de Ebstein, que corrige uma má-formação congênita que impede o sangue de circular pelos dois lados do coração. Com sua técnica, um cone feito com o tecido do próprio paciente, ele conseguiu fazer com que o sangue percorra seu caminho natural, evitando novas cirurgias. Antes dele, o paciente teria de passar por operações a cada dez anos, sempre.
O decreto finzaliza expondo que o Dr. José Pedro fez da ciência um ato de amor. Um médico que mostrou ao mundo que até o coração pode renascer.
FONTE/CRÉDITOS: Jornalismo da 90.1 FM
Comentários: