Lençóis Paulista - Um cão da raça border collie foi encontrado por policiais civis, nesta quinta-feira (26), agonizando em uma residência no Conjunto Habitacional Maestro Júlio Ferrari, em Lençóis Paulista. Em razão da gravidade do estado de saúde do animal, ele foi submetido a uma eutanásia humanitária. Os tutores foram presos em flagrante por maus-tratos.
De acordo com a Polícia Civil, equipes da delegacia e da Coordenadoria Municipal de Defesa Animal foram até o imóvel, pela manhã, após vizinhos denunciarem que animais domésticos eram mantidos no endereço em situação precária.
Além do cachorro, que apresentava quadro crítico e estava agonizando, três gatos foram resgatados na casa também em situação precária, sem ração disponível. O cão teve de ser eutanasiado e os gatos ficaram sob cuidados da prefeitura.
O casal de tutores, um homem de 38 anos e uma mulher de 42 anos, foram autuados em flagrante pelo crime de maus-tratos e permaneceram presos, à disposição da Justiça, aguardando a apresentação na audiência de custódia.
Outro caso
Em Jaú, também após denúncia, equipes da Polícia Militar (PM) e da Secretaria Municipal de Proteção e Direito dos Animais resgataram cachorro de grande porte vítima de maus-tratos, que vivia em situação de abandono em uma residência fechada.
Segundo a PM, o animal apresentava sinais evidentes de negligência, como magreza acentuada e ausência de cuidados básicos, e, após o resgate, realizado pelo quintal de um imóvel vizinho, foi encaminhado para atendimento veterinário. O caso será investigado pela Polícia Civil.
"A atuação comprometida e sensível da Polícia Militar demonstra o papel essencial da instituição na defesa da vida em todas as suas formas, inclusive a proteção animal, trabalhando em parceria com órgãos municipais para garantir que casos como esse não fiquem impunes", ressaltou a corporação em nota.
Comentários: