Um javali gigante, que pesava cerca de 250 kg e media 1,63 metro de comprimento, foi abatido por caçadores na região de uma fazenda em Paracatu, no noroeste de Minas Gerais.
O javali foi abatido no mês passado, mas o caso foi tornado público agora pelos caçadores. O animal foi encontrado próximo a uma lavoura e foi abatido durante caça noturna.
O animal foi morto a tiros por caçadores que o perseguiram em um veículo. O grupo que abateu o javali é composto por CACs (Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores) e foi acompanhado pelo treinador Cristiano Mendonça.
É permitido
Caça de javalis é permitida pelos órgãos de fiscalização ambiental no Brasil. Desde 2013, o Ibama legalizou a prática de caçar javalis para manter o controle da espécie, que representa riscos à biodiversidade.
Javalis estão presentes em 15 estados brasileiros. Para caçar esses animais, é preciso fazer inscrição no Cadastro Técnico Federal para emitir certificado de regularidade. Só CACs podem usar arma no abate de javalis.
Esse animal não é típico do Brasil. O javali é natural de países da Europa, África e Ásia, e foi trazido para a América. Como não possui predador natural e pode se reproduzir descontroladamente, o javali é considerado uma das 100 piores espécies exóticos e invasoras pela UICN (União Internacional de Conservação e Natureza).
Comentários: