Pelo menos 16 estados e o Distrito Federal ficaram sem energia elétrica na madrugada desta terça-feira (14), durante o apagão que durou de 8 minutos a 1 hora, segundo informações do G1.
O problema foi causado por um incêndio na subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), de acordo com o Ministério de Minas e Energia e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O incidente afetou o Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável pela distribuição de energia em quase todo o país.
No Rio, ao menos 450 mil clientes ficaram sem luz por até meia hora, segundo a Light. Em São Paulo, a Enel informou que quase 1 milhão de consumidores foram afetados por pouco menos de dez minutos. Já no Amazonas, Manaus e outras cidades ficaram até uma hora sem energia.
O ONS informou que cerca de 10 mil megawatts foram interrompidos e que as equipes atuaram em conjunto para restabelecer o fornecimento em todas as regiões. O governo marcou reunião emergencial para apurar as causas do incêndio e garantir a estabilidade do sistema elétrico.
Em 2023, o Brasil enfrentou um apagão semelhante, que deixou quase 30 milhões de pessoas sem energia em 25 estados e no DF.
Comentários: