Pirajuí Rádio Clube FM

Saúde

Agosto Laranja: HE de Bauru faz ação sobre esclerose múltipla

A doença é duas vezes mais prevalente em mulheres

Agosto Laranja: HE de Bauru faz ação sobre esclerose múltipla
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em alusão à campanha Agosto Laranja, mês dedicado à conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM), doença que afeta o sistema nervoso central e já atinge mais de 3,5 milhões de pessoas em todo o mundo, o Hospital Estadual de Bauru, unidade sob gestão da Famesp, realizará na próxima segunda (11), nos períodos da manhã e tarde, uma ação educativa e interativa aberta ao público, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a doença.

Um dos destaques da iniciativa é a "Mala da Esclerose Múltipla", um recurso lúdico e interativo que busca simular de forma prática algumas das principais sensações enfrentadas por pessoas que convivem com a doença. Por meio de objetos simples e criativos, os participantes poderão vivenciar sintomas como formigamento, rigidez, fraqueza muscular, alterações visuais e sensoriais, entre outros.
No Brasil, estima-se que cerca de 40 mil pessoas convivam com a esclerose múltipla (EM) e, segundo dados do Atlas da Esclerose Múltipla da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, a doença é duas vezes mais prevalente em mulheres. As razões para essa diferença são desconhecidas, mas aspectos hormonais ou genéticos podem estar envolvidos.

"Embora ainda não exista cura, os avanços da Medicina, aliados aos hábitos saudáveis, têm mudado o prognóstico da EM. Por isso, no mês de conscientização sobre a doença, reforçamos a importância da informação", destaca o médico neurologista do HEB, Leonardo Mariano Inácio Medeiros, da equipe médica do Hospital.

"Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, esclerose múltipla é uma doença de jovens, acometendo mais pessoas entre 20 e 40 anos. O tratamento precoce melhora muito o prognóstico. Para se ter uma ideia, se não tratarmos após 15 anos, 80% dos pacientes estarão em cadeira de rodas ou dependente para andar", explica. Segundo o especialista, com o tratamento adequado, é possível controlar a doença, impedindo essa evolução.

A atividade vai acontecer na Central de Atendimentos do hospital, até 16 horas, e contará com a presença do médico, que prestará orientações e esclarecerá dúvidas da população sobre a doença, seus sintomas, diagnóstico e convivência com a condição.

"O nosso objetivo é aproximar o público da realidade das pessoas com Esclerose Múltipla e estimular o diagnóstico precoce", explica o especialista.

Mala da EM e suas respectivas simulações:

•Minissecador de brinquedo - simula ruídos incômodos e sensibilidade auditiva
•Cards visuais - simulam visão turva
•Embalagem de shampoo com areia - representa fraqueza nos membros
•Óculos com película fosca e espelhos - alterações visuais
•Escova de dentes elétrica e massageador - sensação de dormência/formigamento
•Elásticos de atividade física e para dedos - simulam rigidez muscular
•Caneleira - sensação de peso nos membros
•Lápis e caneta flexível - dificuldades de coordenação e tato

SERVIÇO
Segunda-feira, das 9h às 16h, na Central de Atendimentos do Hospital Estadual de Bauru. Aberto ao público e gratuito.

FONTE/CRÉDITOS: Jcnet
Comentários:

Veja também